O Governo do Estado do Ceará inicia, nesta sexta (30), as inscrições para cadastramento dos profissionais que serão contemplados com o Auxílio Cesta Básica, benefício de R$ 200 para compra de produtos alimentícios.
Ao todo, 150 mil profissionais que tiveram a renda reduzida em razão da pandemia poderão receber o auxílio. As inscrições seguem até 14 de maio e serão realizadas pelo site da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos. O formulário estará disponível a partir de sexta, no site da SPS (www.sps.ce.gov.br). No link:
Em nossa cidade, o benefício é voltado para trabalhadores de transporte alternativo, ambulantes e feirantes, mototaxistas, taxistas e guias de turismo. Os candidatos farão a inscrição no site, anexando documentos que comprovem as informações prestadas. Após o período de inscrição, a SPS vai validar os dados e publicar a lista de beneficiários.
Para efetuar a inscrição, será necessário anexar imagem do RG, comprovante de residência ou declaração; folhas da Carteira de Trabalho que indiquem não haver nenhum vínculo ativo ou outro documento que possibilite essa comprovação; e documentos que comprovem o exercício da atividade profissional.
Não serão aceitas inscrições de titulares de benefício previdenciário ou assistencial; além de pessoas que recebam seguro-desemprego, programa de transferência de renda federal, exceto Auxílio Emergencial e do Programa Bolsa Família; exerçam cargo, emprego ou função pública; e tenham recebido os auxílios estaduais da Secult e Setur.
Adiantamos que o pré cadastro realizado em nossa secretaria foi útil para a estimativa de atendimento de mais de mil trabalhadores informais, duzentos mototaxistas e cem taxistas.
Em resumo:
As inscrições deveram ser realizadas no site da Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) (www.sps.ce.gov.br), no período de 30/04/2021 a 14/05/2021.
Como ocorre o processo de inscrição até a validação do cadastro?
1) Inscrições dos beneficiários no site da SPS (no fim do preenchimento receberáz automaticamente, uma mensagem de confirmação da inscrição);
2) Análise das informações dos beneficiários, por meio de cruzamento de dados de outros órgãos para confirmação das informações (EX. Ministério do trabalho, INSS);
3) Validação dos 150.000 beneficiários;
4) Publicação dos 150.000 beneficiários no site da SPS.