NOTÍCIAS

05-MAR-2021

16 DE MARÇO, DIA DO OUVIDOR

OUVIDOR, O AGENTE DE MUDANÇA NA DEFESA DOS DIREITOS DO CLIENTE/CIDADÃO, USUÁRIOS DOS SERVIÇOS PÚBLICOS E PRIVADOS.

05 DE MARÇO DE 2021

DIA DO OUVIDOR

Fruto da evolução no atendimento ao consumidor surgiram instrumentos legais para a defesa do cidadão nas diversas instâncias. Organizações se formaram com o intuito de representar, na esfera pública e privada, as demandas oriundas do cidadão inconformado. Neste contexto, no dia 16 de março de 1995, foi fundada a Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO Nacional), com o objetivo de estimular e promover o congraçamento e o relacionamento entre todos aqueles que exerçam a função de Ouvidor/Ombudsman no Brasil, como também os que atuam em atividades de defesa da cidadania, do consumidor e do meio ambiente. Dezessete anos depois, o dia 16 de março foi oficializado como o Dia Nacional do Ouvidor, por meio da Lei Federal nº 12.632/2012. Já no ano 2003, com a fundação da Seccional Santa Catarina da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO-SC), o Estado passou a ter voz ativa, reunindo lideranças focadas na representatividade, na prestação de serviços e buscando iniciativas como a capacitação de Ouvidores, e, mais tarde, incluindo a sua certificação. Para alcançar esses objetivos encontrou uma parceria, a OMD Soluções para Ouvidorias, que não só organiza os cursos de capacitação e certificação, como também fornece ferramentas para que as Ouvidorias se transformem em verdadeiras ferramentas de gestão, como foco na melhoria de processos, produtos e serviços. Esta parceria é responsável pela formação de milhares de ouvidores em todo o Brasil.

A propósito desta data tão especial, destacamos um dos conteúdos do Curso de Capacitação e Certificação em Ouvidoria, promovido pela ABO-SC e OMD, que trata dos atributos que devem estar presentes no exercício diário de um Ouvidor. O professor Silvio Luzardo tem destacado alguns atributos como essenciais, na opinião dos próprios Ouvidores:

1. Tolerância

2. Sintonia

3. Saber Ouvir

4. Boa Vizinhança

5. Legitimidade

Assim, concluímos que o Ouvidor se apresenta diante de grandes desafios para estabelecer um ponto de acordo entre as instituições e seus usuários. O papel do Ouvidor requer atenta e contínua qualidade no atendimento e atenção direta aos anseios de cidadãos e consumidores, cada vez mais exigentes e bem informados.

O caminho é longo, mas repleto de desafios enriquecedores ! …

Fonte ( http://www.abo-sc.org.br/16-de-marco-dia-do-ouvidor-2/ )

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Cultura Há 15 dia(s)

Prazo para conclusão de Projetos Culturais da Lei Paulo Gustavo em Canindé está acabando

A Prefeitura de Canindé divulgou o Aditivo 04, que estende os prazos de execução para os [...]

#Saúde Há 16 dia(s)

Rozario Ximenes assina convênio para construção de Centro Especializado em Reabilitação em Canindé

Nesta quarta-feira (6), a prefeita de Canindé, Rozario Ximenes, e a secretária de Saúde, [...]

#Saúde Há 17 dia(s)

Prefeita Rozario Ximenes discute novos projetos de saúde em audiência no Ministério da Saúde

Na segunda agenda oficial desta terça-feira (05) em Brasília, a prefeita de Canindé, Roz [...]

#Educação Há 17 dia(s)

Prefeita Rozario Ximenes discute pendências do FNDE em reunião em Brasília

A prefeita de Canindé, Rozario Ximenes, participou de uma audiência em Brasília com a pr [...]

#Gestão Há 22 dia(s)

Primeira reunião de transição de mandato é realizada para garantir transparência e continuidade na gestão

A Prefeitura de Canindé realizou na manhã desta sexta-feira (1º/11) a primeira reunião d [...]

#Legislativo Há 23 dia(s)

Câmara municipal aprova orçamento anual de R$ 465 milhões para 2025

Em Sessão Extraordinária realizada nesta quinta-feira (31/10), a Câmara Municipal aprovo [...]

#Cultura Há 30 dia(s)

EDITAL DE CREDENCIAMENTO DE PONTOS DE CULTURA GETÚLIO COLARES

A Prefeitura Municipal de Canindé, por meio da Fundação de Esportes, Cultura e Patrimôni [...]

#OutubroRosa Há 31 dia(s)

Servidoras municipais recebem orientações sobre saúde da mulher

O Outubro Rosa é uma campanha global de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstic [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito