Dengue, zika, chikungunya e febre amarela são doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. Por isso, a prefeitura de Canindé, por meio da Secretaria de Saúde, lançou, no último sábado (2/3), o programa "10 minutos contra a dengue" durante o dia D de prevenção. A ação contou com uma equipe composta por 50 agentes de endemias, os quais visitaram residências e orientaram os moradores do distrito de Caiçara.
Segundo a pasta, 968 imóveis e 2 mil reservatórios de água foram minuciosamente inspecionados durante uma "varredura", nome técnico dado pelo órgão à força-tarefa da equipe dos agentes de saúde. O objetivo é agir de forma efetiva dentro dos lares canideenses.
As ações preventivas na saúde são uma das diretrizes adotadas pela prefeita Rozário Ximenes, que enfatizou os trabalhos realizados: "Caiçara é um distrito tratado, vistoriado, com caixas d'água e reservatórios limpos. O grande índice da dengue está dentro das casas, por isso que é tão importante essa questão dos 10 minutos contra a dengue", reforça a prefeita.
O projeto continuará durante o mês de março, com mutirões sendo realizados na sede e zona rural de Canindé, reforçando o compromisso da administração municipal com a saúde e o bem-estar da população.