Hoje celebramos os 100 anos da Ordem dos Frades Menores em Canindé.
No seu livro; 'Presença, memória e milagres'', frei João Sanning detalha a chegada dos franciscanos à cidade.
Afirma que eles chegaram e assumiram a Paróquia no dia 26 de março de 1923, um domingo de ressurreição, sendo o primeiro pároco franciscano Frei Lucas Vonnegut. Ao assumirem a Província de Santo Antônio, a cidade de Canindé tinha dois mil habitantes.
Nenhuma rua era calçada, e a maioria das casas eram de taipa, somente as casas dos comerciantes eram melhores. No centro da cidade, o imponente Santuário de São Francisco, em contraste com a evidente pobreza em redor. O que impressionou os frades, era o povo canindeense com sua vida simples, humilde, até rude, mas tendo um senso de família muito acentuado e uma religiosidade mística, as vezes dando a impressão que beirava ao fanatismo.
"Cem anos depois estamos aqui para dar graças, primeiramente ao Bom Deus do céu que nos ama infinitamente, para dar graças a todas às comunidades franciscanas que por aqui passaram; dar graças a todos os canindeenses e romeiros de São Francisco que nos acolhem com um distinto amor", afirmou o Reitor Frei Gilmar Nascimento.