A Prefeitura Municipal de Canindé, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, renovou sua adesão ao Programa de Regionalização do Turismo, que opera o Mapa do Turismo Brasileiro.
Esse mapa classifica os municípios com real vocação turística ou impactados pelo setor de viagens. Seu objetivo é orientar a definição de políticas públicas, incluindo a alocação de recursos do Ministério para obras de infraestrutura e oferta de cursos de qualificação profissional. Os municípios do país são classificados de A a E, levando em consideração o desempenho da economia no turismo, a partir de cinco variáveis: quantidade de estabelecimentos e empregos no setor de hospedagem, quantidade de visitantes domésticos e internacionais e arrecadação de impostos federais a partir dos meios de hospedagem.
Em 15 de março de 2023, a Prefeita Rozário Ximenes e a Secretária da SEDETUR, Socorro Bastos, assinaram um termo de compromisso com o Ministério do Turismo, garantindo a participação ativa na Instância de Governança Regional - IGR; Manutenção do Conselho Municipal de Turismo ativo; Atualização do planejamento estratégico municipal do turismo; Apoio ao desenvolvimento do turismo regional, em cooperação com os demais municípios da região turística e a manutenção das informações atualizadas junto à IGR e ao Órgão Estadual de Turismo.
Este era um dos pré-requisitos para o processo de renovação da adesão. Em 22 de março, a turismóloga da Prefeitura concluiu os trâmites e submeteu o processo ao Ministério para análise e posterior divulgação dos resultados. Acompanhe aqui as novidades sobre Canindé no Mapa do Turismo Brasileiro.