Pesquisa aplicada pelos Tribunais de Contas (TCs) demonstra que o índice médio de transparência dos portais públicos (sites) no Brasil é de 57,92%. Foram analisados 8.045 portais dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, das três esferas de governo: União, Estados/Distrito Federal e Municípios.
Os dados da pesquisa foram apresentados, nesta segunda-feira (13/11) pelo coordenador do Programa Nacional de Transparência Pública, Antonio Joaquim, durante o Seminário Transparência em foco.
A pesquisa é promovida pela Atricon em conjunto com os Tribunais de Contas da União (TCU) e do Estado do Mato Grosso (TCE-MT) com o apoio do Instituto Rui Barbosa (IRB), da Associação Brasileira de Tribunais de Contas de Municípios (Abracom), do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC) e do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci).
Os sites públicos analisados são classificados nas categorias diamante, ouro, prata, intermediário, básico, inicial ou inexistente, de acordo com o índice de transparência alcançado.
Dos 74 sites institucionais avaliados no Ceará. O site de Canindé recebeu a classificação ouro, com 88,71% de pontuação, conforme informou o Controlador Geral do Municipio, Edilson Ximenes.