CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Turismo 10/04/2024 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO Canindé no Mapa do Turismo Religioso

O Turismo Religioso a São Francisco de Canindé foi mais um ano reconhecido pelo Ministério do Turismo no "Mapa do Turismo Brasileiro", fortalecendo cada vez mais nosso destino religioso em todo país.

Você sabia!!!

Na Pesquisa realizada pela Secretaria Estadual do Turismo (Setur) durantes os festejos franciscanos de 2023, tivemos os seguintes resultados.

?? A Festa de São Francisco é uma das mais tradicionais do calendário religioso nacional.

?? Os cearenses (47,18%) eram maioria no santuário franciscano, seguidos pelos piauienses (21,31%), maranhenses (10,56%) e pernambucanos (5,46%).

?? A Basílica de São Francisco das Chagas de Canindé foi o ponto turístico mais visitado da cidade. Cerca de 90,20% dos romeiros entrevistados. Em seguida, a Estátua de São Francisco (73,70%), a Praça dos Romeiros (61%) e o Zoológico (59,20%).

?? Apenas 20% dos frequentadores afirmaram que, em 2023, estiveram pela primeira vez na romaria. Enquanto cerca de 80% responderam que já visitam a cidade todos os anos.

?? A religiosidade (61,52%) foi o motivo mais apontado como influência da viagem. Já cerca de 23,41% responderam que influenciou mais o comentário de parentes/amigos.

A pesquisa da Setur foi muito importante, pois reforça por meio de método científico o que "sentíamos nas ruas".

#Turismo 23/02/2024 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO Obras de Intervenção na Basílica de São Francisco das Chagas Preservam História e Identidade Cultural

Segue em andamento a obra de intervenção na Basílica de São Francisco das Chagas, realizada pelo governo do Estado, por meio da Superintendência de Obras Públicas (SOP).

Nesta fase, está sendo realizada a substituição da iluminação e a pintura, visando adequar o ambiente à identidade visual histórica deste importante equipamento religioso.

Em breve, terá início, pela Secretaria de Cultura, o processo de restauro dos afrescos (pinturas internas) que demandará mão de obra especializada para a intervenção nas obras do renomado pintor alemão Georg Krau.

Você sabia?

A Basílica de São Francisco das Chagas é tombada pelo Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural (COEPA) desde 2010. Este tombamento viabiliza a utilização de recursos públicos para o restauro e a manutenção do prédio religioso, alcançando um montante de aproximadamente R$ 3 milhões de reais.

#Turismo 03/02/2024 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO Dia do Romeiro: Restauração da Pintura da Basílica de São Francisco em Canindé

No último dia 10/1 teve início a obra de restauro das pinturas da Basílica de São Francisco das Chagas.

Nessa primeira etapa da obra, está sendo substituída a iluminação e realizada pintura para adequação a identidade visual histórica. Posteriormente será realizada pela Secretaria Estadual da Cultura (Secult) o restauro dos afresco (pinturas internas).

A obra está sendo executada pela Superintendência de Obras Publicas (SOP), e foi anunciada pelo Governador do Estado, Elmano de Freitas, no dia 04 de outubro de 2023, proporcionando grande alegria e expectativa nos canindeenses e romeiros.

A prefeita do município, Rozário Ximenes, realizou visita para vistoria do andamento dos trabalhos, onde constatou o primoroso serviço que está sendo executado na parte externa do prédio tombando desde 2010.

Vinde vinde romeiros! Nossa Festa de São Francisco é feita para vocês!

Sejam sempre bem-vindos!

#Turismo 10/01/2024 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO Retirada de postes marca etapa final da primeira fase nas obras da estátua de São Francisco

Seguem as ações para a finalização da primeira etapa de urbanização da Estátua de São Francisco. Hoje (10/01), a Concessionária de Energia - ENEL iniciou a retirada dos postes que, após a ampliação do calçamento de acesso ao monumento, ficou no meio do calçadão.

#Obra 10/01/2024 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO Começa restauração da pintura da Basílica de São Francisco

Nesta quarta-feira (10/1), teve início a obra de restauro das pinturas da Basílica de São Francisco das Chagas. A primeira etapa da obra será a retirada da atual iluminação e a raspagem da antiga pintura para posterior adequação à identidade visual histórica e a instalação da nova iluminação.

A obra de restauro será executada pela Superintendência de Obras Públicas (SOP) e foi anunciada pelo Governador do Estado, Elmano de Freitas, em sua live semanal, proporcionando grande alegria e expectativa nos canindeenses e romeiros. Quem comemorou o início dos trabalhos foi a prefeita Rozário Ximenes.

A Basílica de São Francisco das Chagas é tombada pelo Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural (COEPA) desde 2010, o que permitiu a utilização dos recursos públicos no restauro e manutenção do prédio religioso na ordem de 1,2 milhões de reais.

#Turismo 07/01/2024 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO Canindé recebe investimento para a nova rota dos Caminhos de Assis

A Secretaria Estadual do Turismo firmou convênio com o Ministério do Turismo para a ampliação e construção da nova Rota dos Caminhos de Canindé, no valor de 2,3 milhões.

A prefeita Rozario Ximenes esteve presente na solenidade, onde subscreveu a ordem de serviço ao lado do Governador Elmano de Freitas. A nova rota do caminho entre Fortaleza e Canindé terá 7 trechos, totalizando 136,43 km.

#Turismo 16/12/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO Urbanização da estátua entra na fase final da 1ª etapa

A Urbanização da Estátua de São Francisco atinge a fase de conclusão nesta primeira etapa, com a instalação da cobertura, pintura e acabamentos do Centro Comercial bastante adiantados, além do início da arborização e jardinagem do entorno.

A Secretária do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Socorro Bastos, conduziu uma vistoria de acompanhamento da obra em conjunto com o Engenheiro Vitor Carvalho e Emanoel Augusto, fiscal da Superintendência de Obras Públicas (SOP), para verificar os últimos itens necessários para a conclusão desta etapa inicial.

A administração municipal tem implementado estratégias para assegurar uma calorosa recepção aos turistas e visitantes durante o período de alta estação turística, especialmente nos festejos natalinos. O avanço na Urbanização da Estátua de São Francisco destaca-se como parte fundamental dessas iniciativas, contribuindo para a melhoria do ambiente urbano e proporcionando uma experiência mais agradável aos que visitam a região.

#Turismo 30/10/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO Monumento de São Francisco das Chagas: primeira fase de revitalização em conclusão

Um dos pontos turísticos religiosos mais visitados em nossa cidade é o monumento de São Francisco das Chagas (estátua) que atualmente passa por obras para estruturação de seu entorno no valor aproximado de R$ 12 milhões de reais dividida em três etapas.

Nessa sexta-feira (27/10) a Secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Socorro Bastos, a Chefe de Gabinete, Diana Célia, e o Secretário de Segurança e Trânsito, Gean Gomes, realizaram vistoria técnica na obra acompanhados do engenheiro Victor Carvalho (GTM engenharia) e do vereador Adriano Ximenes, já que a previsão de entrega da primeira fase da obra esta será para dezembro de 2023.

A vistoria teve por objetivo avaliar e definir estratégias para melhor acomodação dos camelôs e preparar um fluxo de trânsito mais seguro para a área, considerando que a obra mesmo em ritmo acelerado permite a visitação de turistas e romeiros neste período pre-natalino.

#Turismo 02/10/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO Festa de São Francisco: avaliação e ações finais

A Prefeita Municipal, Rozário Ximenes, esteve reunida com parte dos secretários municipais para avaliação das ações da Festa de São Francisco 2023, e definição das estratégias para acolhida a Romaria do Codó (dia 03/10), recepção a Comitiva do Governo do Estado na procissão de encerramento (dia 04/10) e arriamento da bandeira (05/10).

Neste ano, são 450 servidores municipais envolvidos diretamente nas ações do principal evento turístico religioso do município, que transcorre de forma tranquila, apesar da grande quantidade de visitantes.

#Turismo 02/10/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO Prefeita pede que canindeenses acolham bem Romaria do Codó

Canindé se prepara para receber uma das mais tradicionais romarias: Codó do Maranhão, que chegam a cidade da fé, nessa terça-feira, 3 de outubro.

Na manhã de hoje (2), a Prefeita Rozário Ximenes esteve ao lado da Secretária Socorro Bastos (Turismo) e outros secretários municipais, acertando os detalhes da recepção. Esta será, portanto, a quadragésima edição da romaria de Codó (MA).

PROGRAMAÇÃO:

- Dia: 02/10 (segunda-feira)

Saida: 19:00

Paradas: Teresina (PI) e Tiangua (CE)

-Dia: 03/10 (terça-feira)

Previsão de chegada Caiçara: 7:00

Precisão Chegada CAIC: 8:30

Quantidade ônibus: 21

Quantidade romeiros: 1.000

Hospedagem: CAIC Alfredo Coelho

#Turismo 26/08/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO Ministério do Turismo: audiência sobre habilitação do Caps I

Hoje (25/8) a audiência no Ministério da Saúde tratou sobre as novas obras cadastradas e o reconhecimento do Centro de Apoio Psicossocial Infantil - CAPS I.

#Turismo 25/08/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO Audiência com Ministério do Turismo

Nesta manhã (25/8) a prefeita municipal, Rozario Ximenes, cumpriu agenda no Ministério do Turismo onde apresentou as demandas dos municípios com turismo religioso no estado do Ceará, para criação da "Rota do Turismo Religioso".

O objetivo é a criação de uma rede estadual voltada para o desenvolvimento e fortalecimento do turismo religioso no estado, por meio de um modelo de parceria e cooperação mútua entre os municípios e o fortalecimento de eventos como a Festa de São Francisco.

Participaram da audiência a Presidente da Câmara, Karlinda Coelho, a Chefe de Gabinete, Diana Celia Gomes, a Secretaria de Saúde, Islayne Ramos.

#Turismo 10/08/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO Workshop Romarias 2023 reúne municípios cearenses em prol do Turismo Religioso e premia Canindé como Destaque do Setor

Na manhã desta quinta-feira, dia 10 de agosto, teve início no auditório da Faculdade Estácio Idomed o aguardado Workshop Romarias 2023. O evento, que congrega os municípios do Ceará que têm um papel significativo no turismo religioso, promete ser um marco na promoção e fortalecimento dessa importante vertente do turismo estadual.

A solenidade de abertura contou com a participação da prefeita municipal Rozario Ximenes, que expressou seu orgulho em sediar esse evento que visa criar no estado a tão almejada "Rota do Turismo de Fé". Nessa iniciativa, doze municípios cearenses se unem para fomentar e valorizar as experiências de turismo religioso oferecidas na região.

Um dos momentos marcantes da cerimônia foi quando o município de Canindé foi agraciado com o prestigioso troféu "Destaque do Turismo Religioso no Ceará", concedido pela Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais de Turismo (ABBTUR CE). Essa premiação reconhece os esforços e realizações de Canindé na promoção e desenvolvimento do turismo religioso, tornando-o um exemplo inspirador para outras localidades.

O Workshop Romarias 2023 está programado para durar dois dias intensos de discussões e intercâmbio de ideias. Seu principal objetivo é reunir gestores e lideranças relacionadas ao turismo religioso, proporcionando um ambiente propício para um amplo debate sobre as oportunidades e desafios enfrentados na construção de políticas que fortaleçam essa área tão relevante do turismo. Através dessas conversas e trocas de experiências, busca-se elaborar estratégias mais robustas e eficazes para impulsionar o turismo religioso no estado.

Nesse contexto, o Workshop Romarias 2023 configura a colaboração e cooperação entre os municípios, incentivando uma abordagem conjunta para enfrentar os obstáculos e explorar todo o potencial do turismo religioso no Ceará. O evento promete trazer reflexões enriquecedoras e ações concretas que possam contribuir para o crescimento sustentável dessa importante indústria no estado.

#Turismo 09/08/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO Festa de São Francisco 2023: 40 anos da Romaria de Codó - MA

A Prefeita de Canindé, Rozário Ximenes, e a Secretária de Desenvolvimento Econômico, Socorro Bastos, receberam nessa quarta-feira (09/08) o empresário Francisco Carlos Oliveira, também conhecido como Chiquinho do Codó e sua equipe.

O principal objetivo do encontro foi acertar alguns detalhes sobre a vinda dos peregrinos à cidade da fé nos festejos do padroeiro da cidade, em 2023. O comboio chegará no dia 3 de outubro, data da última novena, e deve trazer mais de vinte ônibus. Esta será, portanto, a quadragésima edição da romaria de Codó (MA).

#Turismo 03/08/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO Workshop Romarias 2023 Canindé: Anya Ribeiro

Confirmada ? presença de Anya Ribeiro, Diretora de Turismo na CBRPT-CE, Embaixadora Master do MNPT e Presidente da ACETER, no painel "Tendências Atuais no Turismo Religioso" no dia 10 de agosto, das 14h às 16h, trazendo insights valiosos e experiência no setor.

??? Garanta seu lugar e inscreva-se agora mesmo para não perder a oportunidade de aprender.

??Inscrição Gratuita: workshopromarias.com

-----

Patrocínio: @sebraece

Promoção: @prefeituradecaninde

Realização: @w10producoes

#Turismo 01/08/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO Workshop Romarias Ceará 2023

O mês de agosto marca o início do planejamento estratégico para a Festa de São Francisco, e dentre as ações desenvolvidas teremos o Workshop Romarias Ceará 2023 onde será discutida o Tema: O Futuro do Turismo Religioso no Ceará.

Dias 10 de agosto, no auditório da Faculdade Estacio Idomed, renomados especialistas do turismo apresentaram painéis multitemáticos com temas como empreendedorismo, gestão, sustentabilidade, inovação e turismo inteligente.

No dia 11 de agosto será discutida a Lei 18.085, que criou a Rota do Turismo Religioso no Estado, no I ENCONTRO DA ROTA TURÍSTICA DA FÉ para os gestores públicos e instituições privadas dos 12 municípios que compõem a rota da fé.

Durante dois dias Caninde sediará o workshop que aprofundará a discussão das tendências, desafios e oportunidades que moldarão o turismo religioso no Ceará, nos próximos anos.

? Venha fazer parte desse grande encontro. Garanta seu lugar e inscreva-se agora mesmo! Não perca esta oportunidade!

??Inscrição Gratuita: workshopromarias.com

-----

Promoção: @prefeituradecaninde

Realização:@w10producoes

Apoio institucional: @sec.turismocanindece, @funcepcaninde, @sme_caninde @estacio.Idomed.caninde e @aprece

Patrocínio:@sebraece

#Turismo 01/08/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO WORKSHOP ROMARIAS: Joaquim Cartaxo Filho

Joaquim Cartaxo Filho, Diretor Superintendente do Sebrae Ceará, trará seu conhecimento e experiência para enriquecer nosso evento.

??? Não perca a palestra: "Turismo e Competitividade - Destinos Turísticos Inteligentes", que será realizada às 11h do dia 10/08.

?? Joaquim Cartaxo Filho é Arquiteto e Urbanista, com mestrado em Planejamento Urbano e Regional. Ele também possui uma vasta experiência como presidente do IAB/CE e secretário das Cidades no Governo do Estado do Ceará. Atualmente é coordenador do Projeto Regional Nordeste da Economia Criativa.

??? Garanta seu lugar no Workshop Romarias Ceará 2023. Inscrição Gratuita: workshopromarias.com

-----

Patrocínio: @sebraece

Promoção: @prefeituradecaninde

Realização: @w10producoes

#Obra 11/07/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO Audiência com deputado federal Mauro Filho

A prefeita municipal, Rozário Ximenes, esteve em audiência com o Deputado Federal Mauro Filho tratando sobre recursos federais para recuperação de praças municipais.

Dentro das pautas discutidas foi reafirmado o compromisso do deputado e do município com a reforma e recuperação da Basílica de São Francisco.

#Turismo 11/07/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO Reunião com secretária estadual de turismo

A prefeita municipal, Rozario Ximenes, esteve reunida nesta tarde (10/07) com a Secretária Estadual de Turismo, Irwana Albuquerque para traçar as estratégias para a Festa de São Francisco 2023.

A Festa de São Francisco é o principal evento turístico do município, e acontecerá de 23 de setembro a 04 de outubro de 2023, com previsão de receber 1 milhão de turistas e romeiros durante o período.

Participaram da audiência a secretária de turismo e desenvolvimento econômico, Socorro Bastos, e a chefe de gabinete, Diana Celia Gomes.

#Turismo 07/07/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO 1ª ETAPA: obras de revitalização da estátua em ritmo acelerado

Um dos pontos turísticos religiosos mais visitados em nossa cidade: a Estátua de São Francisco segue em obras para a estruturação de seu entorno.

A obra está sendo executada pelo Governo do Estado do Ceará e tem um orçamento de mais de R$ 13 milhões, sendo dividida em três etapas. A previsão é de que a primeira fase da obra seja entregue no início das festividades de São Francisco das Chagas, em setembro de 2023.

A secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Canindé, Socorro Bastos, disse está otimista com a entrega, nesta primeira etapa, do Centro Comercial que contará com 64 lojas, restaurantes e laboratório para fotógrafos.

#Desenvolvimento 01/07/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO Desenvolvimento econômico foi pauta de reunião

A prefeita Rozário Ximenes, acompanhada dos Secretários Socorro Bastos e Alexsandro Justa, e dos vereadores Marcio Sousa e Junior Castelo receberam nesta manhã (30/6) representantes da Fábrica Calçados Gonçalves para tratar sobre ações de desenvolvimento econômico conjuntas entre poder público e iniciativa privada, especialmente na ampliação da oferta de postos de trabalho.

#Desenvolvimento 01/06/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO Canindé ganha novo Terminal Rodoviário: Conheça as melhorias e benefícios para a população

A Prefeitura Municipal de Canindé entregou hoje, dia 01/06/2023, o Terminal Rodoviário Prefeito Joaquim Magalhães Filho à população de Canindé. O equipamento, que está sob a responsabilidade da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, passa a funcionar em caráter de testes para ajustes de rotina e treinamento dos profissionais que estarão dando suporte no controle de tráfego, operação de catracas e outras funções administrativas.

Estiveram presentes a Prefeita Municipal, Rozário Ximenes, e a Secretária de Turismo, Socorro Bastos, que ressaltaram a importância do terminal rodoviário para a movimentação turística e o fomento econômico no município. Além de ser o ponto de entrada de romeiros e visitantes, o terminal também serve como apoio para moradores de cidades vizinhas que se deslocam diariamente para Canindé por motivos de trabalho, estudo e outros.

Saiba mais

#Obra 30/05/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO Terminal rodoviário entrará em funcionamento no dia 1º de junho em fase experimental

Saiba mais.

#Turismo 30/05/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO Turismo Religioso: Canindé acolhe Arautos do Evangelho

Neste domingo (28), a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Socorro Bastos, em nome da prefeita Rozario Ximenes, recebeu mais de 400 membros dos Arautos do Evangelho que vieram cumprir uma ampla programação de visitação e oração em Canindé.

Os Arautos do Evangelho formam uma Associação Internacional de Fiéis de Direito Pontifício, a primeira a ser erigida pela Santa Sé no terceiro milênio. Os Arautos têm sua espiritualidade alicerçada em três pontos essenciais: a Eucaristia, Maria e o Papa, conforme definido em seus estatutos.

A gestão municipal agradece a visita e estará sempre disponível para acolher a todos com carinho e respeito.

#Desenvolvimento 25/05/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO Terminal Rodoviário: reunião de planejamento com empresas de ônibus intermunicipais

O Terminal Rodoviário Prefeito Joaquim Magalhães Filho está na fase final de reforma e modernização e em breve será entregue à população. Na manhã desta quarta-feira (23/3), a Secretaria de Socorro Bastos realizou uma reunião com representantes das empresas de ônibus para discutir o planejamento das operações no local, que já está sinalizado e mobiliado, faltando apenas a identificação da fachada e a pintura do castelo d'água.

Segundo a prefeita municipal, Rozário Ximenes, a partir do mês de junho, o terminal começará a operar em fase provisória, aguardando a data oficial de inauguração pelo Governo do Estado do Ceará.

Informações adicionais:

O Terminal Rodoviário Prefeito Joaquim Filho passou por reformas por meio de um convênio com o DETRAN Ceará e foi completamente mobiliado e sinalizado com recursos próprios do município.

#Obra 17/05/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO Terminal rodoviário recebe sinalização de trânsito

Dando sequência as ações de conclusão da reforma do Terminal Rodoviário Prefeito Joaquim Magalhães Filho, hoje (16/5) foi iniciada a etapa de sinalização de trânsito (vertical e horizontal).

#prefeituradecaninde

#governodifere

#Desenvolvimento 04/05/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO Prefeitura de Canindé discute parcerias para revitalização da malha asfáltica e do Mercado Público

Revitalização da malha asfáltica: Neste 02 de maio, a prefeita municipal de Canindé, Rozário Ximenes, esteve em reunião com a Secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Socorro Bastos, o Secretário de Finanças, Fábio Soares, e dirigentes da CDL: Antônio Alves Pereira, Paulo Magalhães Filho e Erivan Justa, para tratar de assuntos pertinentes ao fortalecimento de parcerias.

Um dos temas discutidos foi a revitalização asfáltica das ruas centrais que compreendem o polo comercial. A conclusão da revitalização do Mercado Público César Campos (Mercado Velho) também esteve em pauta.

#Desenvolvimento 12/04/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO SEDETUR e SEMA firmam parceria com projeto "Canindé Aventura"

A SEDETUR e a SEMA receberam, na manhã do dia 12 de abril, a liderança do projeto "Canindé Aventura", que vem desenvolvendo iniciativas de Turismo de Aventura em base comunitária no Assentamento São Francisco, em Canindé. A reunião teve como pauta a apresentação do projeto e a consolidação da parceria para o evento de comemoração de um ano da trilha do Serrote do Salgado, que é a mais antiga e conhecida trilha possível de ser feita no assentamento.

A Secretária de Turismo, Socorro Bastos, e o Secretário do Meio Ambiente, Alexsandro Justa, manifestaram apoio ao projeto turístico-ambiental e firmaram compromisso de doação de mudas nativas para o plantio em uma zona a ser definida pela coordenação do projeto. A reunião contou com a participação do professor Eduardo Piagge (IFCE Campus Canindé), Mazé Moura (Gestora de Turismo) e Josiano Gama (liderança comunitária e condutor de trilha). O Assentamento São Francisco já começa a vislumbrar o potencial do Turismo de Aventura como lazer e fonte de renda para a comunidade. Vamos conhecer e participar?

#Turismo 03/04/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO Canindé comemora resultado do mapa do turismo brasileiro

É com muita alegria que a Prefeitura Municipal de Canindé, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, compartilha com você visitante, romeiro, turista e morador da Cidade da Fé, o resultado do processo da renovação de Canindé no Mapa do Turismo Brasileiro: Além de garantir nossa presença no mapa por mais um ano, mantivemos a classificação B.

O Mapa é um instrumento proposto no âmbito do Programa de Regionalização do Turismo que orienta a atuação do Ministério no desenvolvimento das políticas públicas. É o Mapa do Turismo Brasileiro que define a área - o recorte territorial - que deve ser trabalhada prioritariamente pelo Ministério.

Com muito empenho, nossa equipe da Secretaria de Turismo, em parceria com diversos setores da prefeitura (arrecadação, finanças, gabinete, meio ambiente), respondeu o questionário, enviando todas as informações e documentos comprobatórios necessários, dentro do primeiro prazo proposto. Nossa gratidão a todos que contribuíram e a todo trade turístico que alavanca nosso turismo diariamente.

#Turismo 26/03/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO 100 anos da presença da Ordem dos Frades Menores em Canindé (1923-2023)

Hoje celebramos os 100 anos da Ordem dos Frades Menores em Canindé.

No seu livro; ‘'Presença, memória e milagres'', frei João Sanning detalha a chegada dos franciscanos à cidade.

Afirma que eles chegaram e assumiram a Paróquia no dia 26 de março de 1923, um domingo de ressurreição, sendo o primeiro pároco franciscano Frei Lucas Vonnegut. Ao assumirem a Província de Santo Antônio, a cidade de Canindé tinha dois mil habitantes.

Nenhuma rua era calçada, e a maioria das casas eram de taipa, somente as casas dos comerciantes eram melhores. No centro da cidade, o imponente Santuário de São Francisco, em contraste com a evidente pobreza em redor. O que impressionou os frades, era o povo canindeense com sua vida simples, humilde, até rude, mas tendo um senso de família muito acentuado e uma religiosidade mística, as vezes dando a impressão que beirava ao fanatismo.

"Cem anos depois estamos aqui para dar graças, primeiramente ao Bom Deus do céu que nos ama infinitamente, para dar graças a todas às comunidades franciscanas que por aqui passaram; dar graças a todos os canindeenses e romeiros de São Francisco que nos acolhem com um distinto amor", afirmou o Reitor Frei Gilmar Nascimento.

#Turismo 23/03/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO Romaria de São Francisco é declarada evento de relevância cultural no Ceará

A prefeita de Canindé, Rozário Ximenes, participou de uma audiência com o governador do estado, Elmano de Freitas, e representantes do Santuário de São Francisco das Chagas de Canindé e do Santuário de Nossa Senhora das Dores de Juazeiro do Norte, no dia 08/03. Dois dias depois, o governador enviou à Assembleia Legislativa do Ceará uma mensagem solicitando que as romarias de Canindé e de Juazeiro do Norte fossem declaradas eventos de destacada relevância cultural e religiosa do estado.

O Projeto de Lei foi aprovado pelos parlamentares cearenses, sendo celebrado pelo deputado Fernando Santana, que esteve presente na audiência. "As duas romarias seguem sendo um forte sinal de crescimento, desenvolvimento e geração de renda para nossos irmãos e irmãs cearenses", afirmou o deputado.

Este é um importante reconhecimento especialmente neste momento em que se comemora o centenário da presença dos frades menores (franciscanos) em Canindé.

#Turismo 22/03/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO Prefeitura de Canindé renova adesão ao Programa de Regionalização do Turismo e busca melhorias no setor

A Prefeitura Municipal de Canindé, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, renovou sua adesão ao Programa de Regionalização do Turismo, que opera o Mapa do Turismo Brasileiro.

Esse mapa classifica os municípios com real vocação turística ou impactados pelo setor de viagens. Seu objetivo é orientar a definição de políticas públicas, incluindo a alocação de recursos do Ministério para obras de infraestrutura e oferta de cursos de qualificação profissional. Os municípios do país são classificados de A a E, levando em consideração o desempenho da economia no turismo, a partir de cinco variáveis: quantidade de estabelecimentos e empregos no setor de hospedagem, quantidade de visitantes domésticos e internacionais e arrecadação de impostos federais a partir dos meios de hospedagem.

Em 15 de março de 2023, a Prefeita Rozário Ximenes e a Secretária da SEDETUR, Socorro Bastos, assinaram um termo de compromisso com o Ministério do Turismo, garantindo a participação ativa na Instância de Governança Regional - IGR; Manutenção do Conselho Municipal de Turismo ativo; Atualização do planejamento estratégico municipal do turismo; Apoio ao desenvolvimento do turismo regional, em cooperação com os demais municípios da região turística e a manutenção das informações atualizadas junto à IGR e ao Órgão Estadual de Turismo.

Este era um dos pré-requisitos para o processo de renovação da adesão. Em 22 de março, a turismóloga da Prefeitura concluiu os trâmites e submeteu o processo ao Ministério para análise e posterior divulgação dos resultados. Acompanhe aqui as novidades sobre Canindé no Mapa do Turismo Brasileiro.

#Turismo 21/03/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO Veja o andamento da primeira etapa da obra no entorno do monumento de São Francisco

Um dos pontos turísticos religiosos mais visitados em nossa cidade é o monumento de São Francisco das Chagas, que atualmente passa por obras para estruturação de seu entorno. A obra está sendo executada pelo Governo do Estado do Ceará e tem um orçamento de mais de R$ 12 milhões, sendo dividida em três etapas.

A previsão é de que a primeira fase da obra seja entregue no início das festividades de São Francisco das Chagas, em setembro de 2023. A secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Canindé, Socorro Bastos, afirmou estar otimista de que o Centro Comercial, que contará com 64 lojas, restaurantes e um laboratório para fotógrafos, esteja pronto para receber os cerca de 100 trabalhadores que oferecem serviços de registro aos romeiros durante as festividades.

A obra no entorno do Monumento de São Francisco tem como objetivo urbanizar a área e prepará-la para receber romeiros e o público em geral. O projeto contempla uma série de ações de recuperação, como a requalificação das vias de acesso ao monumento, a implantação de uma via secundária de acesso ao estacionamento para veículos de grande porte, caramanchões, paisagismo, iluminação, bloco comercial, bloco de Centro Cultural e Administrativo e a capela Nossa Senhora dos Anjos.

#Emprego 26/01/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO Comemoração ao primeiro ano de retorno do Sine/Idt em Canindé

Neste dia 27/01 estaremos celebrando o primeiro ano de retorno das atividades SINE/IDT Canindé

Neste retorno de suas atividades a unidade vem contribuindo para a geração de oportunidades de emprego e renda em nosso município, uma das pautas prioritárias da gestão Governo Diferente.

#Natal 01/12/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO Prefeitura programa abertura do natal de luz e fé
#Natal 01/12/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO Governo municipal define ações para o período do natal

A Prefeita de Canindé definiu com um grupo de secretários as ações para o Natal 2022. Ações de fiscalização, segurança e trânsito, saúde, assistência social, limpeza, turísticas e educacionais, estão asseguradas por Rozário Ximenes, para o período que vai de 23 a 25/12, mesmo a Prefeitura estando de recesso.

Também foi decidido não haver cobranças de taxas, porém foi feito um pedido para que todos zelem pela cidade.

A reunião acontece nessa quinta-feira (1°), e conta com a participação do vice-prefeito Ilomar Vasconcelos.

#Natal

#acoes

#fimdeano

#Turismo 24/11/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO Secretária participa de seminário sobre regionalização do turismo

A secretária de desenvolvimento Econômico e Turismo viaja para Brasília. A pauta, participação no 1º Seminário Nacional do PRT (programa de regionalização do turismo) + Integrado, que acontece nos dias 22 e 23 de novembro.

O seminário contará com diversos painéis temáticos sobre marketing turístico, parcerias, investimentos e captações de recursos, gestão estratégica e infraestrutura turística.

A iniciativa busca aproximar as políticas públicas federais, estaduais e municipais, criando um canal de interlocução e acompanhamento dos avanços do turismo nacional. O evento identifica o objetivo do Programa de Regionalização do Turismo de promover a integração, aprimorar o diálogo e ampliar a troca de experiências entre representantes do setor turístico de todo o país.

#Obra 14/11/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO Termina colocação de telhas da cobertura da rodoviária

A edificação da reforma e ampliação da rodoviária de Canindé deu mais um passo importante na estrutura metálica da cobertura do equipamento.

A empresa Pirâmide Construções conclui nessa sexta-feira (11) o trabalho de colocação das 240 telhas de alumínio, conforme os trabalhadores responsáveis por este serviço, por sinal, segundo relatos deles, levou uma semana para sua conclusão, restando sua fachada.

#rodoviária

#terminalrodoviario

#avancacaninde

#obras

#infraestrutura

#Turismo 18/10/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO Servidores de secretarias municipais fizeram bonito no acolhimento de romeiros

No último dia do plantão da Festa de São Francisco, contando com a presença de equipes do Gabinete, da Secretaria Municipal de Educação, da Procuradoria e dos informantes turísticos, a Prefeitura concluiu o atendimento do plantão no domingo, último dia dos Festejos de São Francisco.

Foram realizados acolhimentos de muitas romarias e atendimento a romeiros, visitantes e peregrinos.

Durante a festividade foram prestados as mais variadas informações, nos pontos de apoio da Rodoviária provisória (Praça Dr. Aramis), Praça Cruz Saldanha, Praça Thomaz Barbosa e nos arcos de entrada para o Zoológico/Museu.

#Turismo 17/10/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO Chiquinho e romeiros agradeceram receptividade

Na parte da manhã desse dia 15, sábado, a Prefeita Rozário Ximenes, recepcionou no abrigo Santa Marta, a tradicional romaria de Codó do Maranhão, organizada por Chiquinho do Codó. O empresário e seus romeiros agradeceram receptividade calorosa.

Este ano o comboio trouxe aproximadamente 800 romeiros em vários ônibus.

#Turismo 15/10/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO Trabalho integrado de secretarias facilita trabalho de acolhida às romarias

Com o apoio parceiro de outras secretarias municipais, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo vem conseguindo recepcionar a chegada das

romarias organizadas e cadastradas.

A SEDETUR reconhece a importância do trabalho integrado de outras pastas, pela cessão de seus colaboradores. A prefeitura municipal apoia e garante toda logística dos trabalhos.

#prefeituramunicipaldeCaninde

#Turismo 12/10/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO Sedetur na Festa » PREFEITA RECEPCIONA ROMARIAS

A Prefeita Rozário Ximenes, recepcionou a tradicional romaria de Dom Joaquim, que já tem 65 anos vindo a pé de Fortaleza à Canindé.

A recepção foi no pórtico da Avenida São Francisco, na entrada da cidade. A Chefe do Poder Executivo municipal estava acompanhada da Secretária de Turismo, Socorro Bastos e de Shara Ximenes.

#Turismo 06/10/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO PREFEITA PARTICIPA DO HASTEAMENTO DA BANDEIRA

A Prefeita Rozário Ximenes participou da solenidade do Hasteamento da Bandeira, na madrugada dessa quinta-feira (6). A gestora estava acompanhada do comandante do Corpo de Bombeiros Militar, Ten Coronel Sousa Junior.

Rozário Ximenes assistiu a missa de abertura dos festejos de São Francisco, padroeiro da cidade, ao lado da Secretária da SEDETUR Socorro Bastos.

Uma multidão compareceu ao evento religioso, que após dois anos de pandemia da Covid-19, voltou a ser presencial.

#Turismo 19/08/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO Secretários participam de audiência sobre a festa

Quatro secretários da administração Rozário Ximenes participaram de uma Audiência Pública na Câmara Municipal de Canindé, nessa quinta-feira,18. Socorro Bastos (Desenvolvimento Econômico e Turismo), Gean Gomes (segurança e trânsito), Edivânia Farias (Assistência Social) e Islayne Ramos (Saúde), tiveram participações importantes. O encontro teve como objetivo debater a Mobilização e Estratégias para a Festa de São Francisco de 2022, e foi propositura do vereador Márcio Sousa.

O Reitor do Santuário de São Francisco, Frei Gilmar; o Delegado de Polícia Civil, Dr. Daniel Aragão; o Comandante do Corpo de Bombeiros, Sousa Júnior; e o Presidente da CDL, Antônio Alves Pereira, estavam entre as autoridades presentes na audiência, presidida por Karlinda Coelho (presidente).

#Turismo 04/08/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO Turismo vai iniciar entrega de autorizações para camelôs

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo vai iniciar a entrega das autorizações para os trabalhadores do comércio informal (ambulantes/Camelôs) comercializar em determinados espaços públicos.

Nessa segunda-feira, dia 8 de agosto, a SEDETUR, em sua nova sede (prédio da antiga SEFAZ), entrega aos ambulantes da Praça Tomaz Barbosa. Os demais serão chamados posteriormente.

#Turismo 02/08/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO Registro sobre a Festa de São Francisco 2022
#Desenvolvimento 15/06/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO Assinadas ordens de serviço dos mercados

Mais duas obras tiveram ordens de serviço assinadas nesta quarta-feira, dia 15/06, pela Prefeita Rozário Ximenes.

Na solenidade, a primeira assinatura de ordem de serviço foi para reforma do mercado velho, como é conhecido, localizado no centro da cidade. O investimento será de aproximadamente R$ 286 mil reais.

Na sequência, já aconteceu o ato de assinatura da "OS" para a reforma do mercado Prefeito Weber Magalhães Monteiro, mercado novo como é chamado, localizado na sede do município. O investimento será de cerca de R$ 213 mil reais.

Participaram das assinaturas: Secretários municipais - Socorro Bastos (Desenvolvimento Econômico e Turismo, João Paulo Ribeiro (Agricultura e Recursos Hídricos), Victor Feitosa (Infraestrutura); o vereador Chico Justa (representando a CMC), representantes das duas empresas encarregadas pela execução dos serviços.

#obras

#ordensdeserviço

#Desenvolvimento 10/06/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO Audiência Pública em Canindé debateu Mina de Itataia

A terceira noite de audiências públicas sobre o Projeto Santa Quitéria, desta vez em Canindé, nesta quinta-feira (09), foi marcada por uma participação popular e de autoridades.

Entre os interessados, estavam comerciantes, empresários, comerciantes locais, vereadores, políticos, representantes de povos indígenas e entidades. O vice-prefeito Ilomar Vasconcelos e alguns secretários municipais representaram a Prefeita Rozário Ximenes.

A reunião aconteceu no Jardineira Park, e se estendeu por quatro horas, aproximadamente.

Representantes da INB, Galvani, CNEN e IBAMA fizeram uma apresentação de duas horas, contextualizando um cenário de desenvolvimento para a região. Várias dúvidas foram tiradas, apesar de que boa parte dos presentes preferiram não realizar perguntas.

#consorciosantaquiteria

#minadeitataia

#Desenvolvimento 13/05/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO Canindé participa de fórum regional sobre a Mina de Itataia

A "FIEC" realizou terça-feira (10), em Santa Quitéria, o Fórum Regional da Indústria, um painel de especialistas com o objetivo de criar uma agenda de desenvolvimento que também abrange aos municípios de Itatira, Canindé e Madalena, dentro das perspectivas para o projeto Santa Quitéria - exploração de urânio e fosfato.

O evento reuniu industriais, empresários, autoridades e membros do terceiro setor, além de representantes do Consórcio Santa Quitéria (INB e Galvani), onde discutiram sobre os principais segmentos produtivos locais, como o polo calçadista, agroindustrial, rochas ornamentais e vistas para o minero-industrial.

Ao levar em consideração a realidade dos quatro municípios, os participantes puderam, além de priorizar o que foi mapeado pelas rotas, propor novas ações e apontar entraves que impactarão no processo do empreendimento até 2030.

A Secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo - Socorro Bastos representou a Prefeita Rozário Ximenes.

#minadeitataia

#Turismo 01/04/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO Sedetur participa de encontro sobre turismo rural

Na tarde de 30 de março de 2022, a Prefeitura Municipal de Canindé, reprentada por Socorro Bastos - Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, esteve reunida com empresários e gestores públicos municipais de Amontada, Itapipoca, Itarema, Itapipoca, Ubajara e Guaramiranga, debatendo o Turismo Rural, trazendo suas experiências, projetos e conhecimentos sobre oportunidades de negócios nos territórios da ruralidade turística do Ceará.

A reunião foi promovida e conduzida pela presidente da ACETER (Associação Cearense do Turismo no Espaço Rural e Natural) Anya Ribeiro e a equipe diretora da entidade, composta por Adriana Girão e Lena Brasil.

Para engajamento dos representantes, tivemos o apoio da SETUR/Sec Arialdo Pinho, na pessoa do assessor da Regionalização, José Valdo Mesquita.

Evento contou com apoios de importantes parceiros: Sindicato Rural de Moraújo, SEBRAE,

FECOMERCIO, IFCE de Acaraú, CEPEMA, MUSEU DO CAJU, RPPN, SAFRAN, EMATERCE, SDA e SETUR-CE

(foto SEDETUR)

#Desenvolvimento 16/03/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO Participantes recebem certificado de curso de manipulação de alimentos

A Prefeitura Municipal de Canindé, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, com a Secretária Socorro Bastos entregou os primeiros certificados do curso de manipulação de alimentos a permissionários dos mercados e Praças.

O curso foi ministrado na escola São Francisco - Nesta quarta-feira (16), acontece o segundo curso: Higienização em Feiras.

É Governo Municipal investindo na capacitação, preparando profissionais para as boas práticas, eficiência, autonomia e responsabilidade.

Foto: SEDETUR

#Desenvolvimento 15/03/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO Cursos da Sedetur beneficiam permissionários dos mercados e praças

A Prefeitura Municipal de Canindé, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, realiza dias 15 e 16 de marco, capacitação para os permissionários dos dois mercados e das Praças Dr. Aramis e São Francisco.

Ministrados na escola São Francisco, os cursos de manipulação de alimentos (15) e higienização em feiras (16), tratarão das normas vigentes e vão ajudar a compreender as questões relacionadas à segurança alimentar no processo de elaboração dos alimentos, nas formas de armazenamento e conservação e em outros importantes conceitos e práticas que aprimorarão seu negócio, confirmou a secretária da SEDETUR, Socorro Bastos.

#Desenvolvimento 03/03/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO SEDETUR anuncia cursos de higienização em feiras e de manipulação de alimentos

A Prefeitura Municipal de Canindé, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, realizará dias 15 e 16 de marco, capacitação para os permissionários dos mercados e das Praças Dr. Aramis e São Francisco.

Os cursos tratarão das normas vigentes e vão ajudar a compreender as questões relacionadas à segurança alimentar no processo de elaboração dos alimentos, nas formas de armazenamento e conservação e em outros importantes conceitos e práticas que aprimorarão seu negócio.

??INSCRIÇÃO: Biblioteca Cruz Filho

Periodo: 07 a 11/03/

#sedeturcaninde

#prefeituradecaninde

#Desenvolvimento 24/02/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO Mercados começam a receber melhorias

A Prefeitura de Canindé começou a promover melhorias nos mercados públicos. Ação beneficia inúmeras famílias que ali comercializam seus produtos.

Outro objetivo é estimular cada vez mais o crescimento da cidade, que além da população local, recebe a flutuante, como turistas e romeiros.

A iniciativa conjunta deverá melhorar estes espaços na sua infraestrutura, na sua funcionalidade e nos serviços ali prestados, que movimentam o turismo e a economia local.

O serviço reúne esforços das secretarias municipais da Infraestrutura, da Agricultura e também a do Meio-ambiente.

Alexsandro Justa, gestor da pasta ambiental, destacou que no primeiro momento ocorre a operação de limpeza e dedetização nas dependências do mercado novo e no mercado velho, conforme as normas sanitárias estabelecidas. Posterior, vêm as chamadas pequenas melhorias: Parte elétrica e parte de sanidade, etc.

#Turismo 16/02/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO Canindé conclui questionário para atualização do mapa turístico do Brasil

A Prefeitura de Canindé, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, já respondeu o questionário sobre o novo sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor do turismo (Cadastur) e a importância de estar inscrito nele.

Para a Secretária Socorro Bastos, o Cadastur é instrumento obrigatório para o setor turístico, e objetiva atualizar o mapa turístico brasileiro.

A turismóloga, Glecy Anne Castro destaca que Canindé preencheu suas respostas antes do prazo final estabelecido pelo Ministério do turismo, atendendo orientações repassadas no encontro em Brasília e reforçando sua importância.

#mapaturistico

#sedetur

#governodiferente

#Emprego 26/01/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO Reinaugurado: governo municipal trouxe de volta o SINE/IDT

Visando assegurar a qualidade dos serviços prestados ao trabalhador na sua colocação e recolocação no mercado de trabalho e habilita-lo ao benefício do seguro-desemprego, após articulação do governo municipal junto ao governo do estado, a Prefeita Rozário Ximenes, o vice-prefeito Ilomar Vasconcelos, o presidente estadual do IDT Vladson Viana, e Aníbal Sousa, representando o secretário Maia Júnior, da SEDET, reinauguraram o SINE IDT - Canindé, nesta quarta-feira (26).

A unidade havia fechado no ano de 2019, e se não fosse a vontade e prestígio da gestão municipal, a situação ficaria como estava, afirmaram as duas autoridades estaduais.

Vereadores, secretários municipais, empresários e convidados, participaram da solenidade.

#Turismo 17/12/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO Luzes do Natal já encantam visitantes

Alguns pontos da cidade de Canindé já estão com a iluminação do projeto 'Natal de Luzes e Cores'.

Esse ano, o arco da entrada do Zológico, a praça Thomás Barbosa e seu coreto, a praça da Basílica, Biblioteca Cruz Filho, Praça Cruz Saldanha, corredor religioso (avenida do monte) e a entrada da cidade estão entre os pontos iluminados.

A Secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Socorro Bastos, em nome da Prefeita Rozario Ximenes agradece a parceria com o comércio local e a comunidade na manutenção desse projeto.

#canindé #nataldeluzesecores #prefeituramunicipaldeCanindé #governodiferente #iluminaçãonatalina2021

#Turismo 14/12/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO Santander inaugura agência em Canindé

O Banco Santander inaugurou na manhã dessa terça-feira (14/12) uma agência em Canindé.

A chegada do banco em Canindé representa a abertura da centésima loja no Brasil, segundo informaram os superintendentes Paulo César (regional - Ceará, Maranhão, Piauí, Pará e Amapá) e Araken Barcelos (Ceará - interior), acrescentando que o município é estratégico, considerado um grande centro de romaria e um dos maiores santuários franciscanos do mundo.

O evento contou com as participações dos secretários municipais: Fábio Soares (finanças), Socorro Bastos (turismo), João Paulo Ribeiro (agricultura); Ilomar Vasconcelos (vice-prefeito). A equipe do Governo Municipal levou a mensagem de boas-vindas, em nome da Prefeita Rozário Ximenes.

Empresários, comerciantes e convidados, também participaram.

O Santander - Canindé terá como gerente local André Anchieta - Frei Francisco Rogério fez a bênção das instalações.

#Turismo 12/11/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO Conselho do turismo teve reunião importante esta semana

Estiveram presentes na Biblioteca Pública Municipal Cruz Filho, os Conselheiros Municipais de Desenvolvimento Econômico e Turismo para a terceira reunião ordinária do colegiado.

Na pauta, assuntos como a retomada econômica e festividades natalinas; obras planejadas e já iniciadas do arcabouço turístico da cidade (rodoviária, calçadão da rodoviária até o CEO, brinquedoteca e academia ao ar livre na Praça da melada; urbanização do entorno do monumento de São Francisco, reforma da praça da Basílica, Jardim na passarela do Conjunto Habitacional Milton Monteiro, cinema na praça Nemésio Cordeiro - Praça do CSU e reforma do Mercado Público Cesar Campos - Mercado Velho).

Ainda foram pontuadas questões para serem levadas ao encontro com o Ministro do Turismo em São Benedito, que acontecerá em Novembro e a gestora da pasta irá representado a prefeita Rozário Ximenes.

Algumas dessas solicitações foram a duplicação da BR e a retomada do projeto do campo de aviação (aeroporto) de Canindé.

Outro ponto abordado foi a necessidade de atualização do plano diretor municipal para contemplar as necessidades de acesso e acessibilidade (conceitos diferentes) aos equipamentos turísticos de Canindé, sem ferir o meio ambiente.

Participaram virtualmente da reunião (que ainda ocorreu de forma híbrida por conta da PANDEMIA) os representantes do IFCE, da Administração municipal e da Infraestrutura.

#COMDETUR

#ConselhoMunicipal

#DesenvolvimentoEconômico

#Turismo

#PrefeituraMunicipaldeCanindé

#GovernoDiferente

#Obra 08/10/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO Praça: Estátua de São Francisco recebe restauração

Foi concluída a restauração original da estátua de São Francisco, monumento religioso, existente há 60 anos na praça Doutor Aramis, em Canindé.

Socorro Bastos (turismo), elogiou o serviço realizado por familiares do escultor e mestre Bibí.

Representando a Câmara Municipal, o vereador Márcio Sousa agradeceu apoio e comprometimento da prefeita Rozário Ximenes e do presidente Rômulo Laurenio, da Fundação de Cultura, Esporte e Patrimônio.

#Turismo 08/10/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO Ações na festa: Secretária faz avaliação positiva

A Secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo fez avaliação muito positiva das ações executadas durante a Festa de São Francisco 2021.

Socorro Bastos compareceu a sala da assessoria de comunicação da prefeitura e reconheceu a dedicação das secretarias municipais. "O planejamento definido em reuniões deu certo - Graças ao apoio da Prefeita Rozário Ximenes, que desde quando assumiu garante essa parceria com o santuário/paróquia, conseguimos oferecer uma boa acolhida e assistência aos romeiros, mesmo este ano o vento sendo virtual", resumiu a gestora.

#Turismo 06/10/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO Canindé recebeu 1° motoromaria off-road de Quixeramobim

Nesse domingo (3), a cidade recebeu a Primeira moto romaria Off-Road, de Quixeramobim para Canindé.

Representaram a Prefeita Rozário Ximenes, Rômulo Laurenio, Gean Gomes e João Paulo Ribeiro, respectivamente, Presidente da Fundação de Cultura, Esporte e Patrimônio, Secretário de Segurança e Trânsito, Secretário da Agricultura.

A Câmara Municipal foi representada pela própria presidente, Karlinda Coelho.

#Turismo 09/07/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO Santuário e prefeitura participam de 1° reunião para festa de São Francisco

Aconteceu nessa quinta-feira, 8 de julho, a primeira reunião de planejamento para a Festa de São Francisco 2021, entre o Santuário e a Prefeitura.

O encontro foi presidido por Frei Gilmar Nascimento (novo reitor), com participação de Frei Francisco Rogério (vice-reitor), Frei Francisco Edson (Pároco) e Frei Antônio Rodrigues (vigário paroquial).

Participaram pela Prefeitura:

Ilomar Vasconcelos (vice-prefeito), que representou a Prefeita Rozário Ximenes, Diana Célia (Chefe de Gabinete), Socorro Bastos (Turismo), Islayne Ramos (saúde), Gean Gomes (segurança) e Fábio Soares (finanças).

Na oportunidade o Governo Municipal se colocou à disposição dos franciscanos.

A fraternidade reafirmou que a decisão de como será a Festa do Padroeiro da cidade será anunciada dia 2 de agosto.

#Desenvolvimento 28/03/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO Desempregados de bares e restaurantes podem receber ajuda financeira

Começa nesta segunda-feira (29) o cadastramento de profissionais desempregados do setor de bares, restaurantes e alimentação fora do lar para receber o auxílio financeiro no valor de R$1.000.

Essa é uma das medidas anunciadas pelo governador Camilo Santana para apoiar o setor, um dos mais prejudicados pela pandemia da Covid-19 - medida será executada através da Secretaria do Turismo do Ceará (Setur).

Os candidatos ao auxílio específico para o setor têm do dia 29 de março até 8 de abril para se cadastrar no site . Nele, a Setur disponibilizará também um chat para tira-dúvidas.

<iframe style="width: 100%; height: 600px; " src='https://cadastroauxilio.setur.ce.gov.br/'></iframe>

#Turismo 26/02/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO Canindé: Turismo Rural Na Pauta O tema chegou a ser debatido em reunião do Projeto São José IV, que nesse ano está contemplando o fortalecimento das organizações para o mercado
#Natal 24/11/2020 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO Colocação de decoração na fase final

O Governo Municipal, com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, está terminando a colocação da decoração de Natal em Canindé.

Um dos locais ornamentados foi a Praça Cruz Saldanha, popularmente conhecida por Praça Azul, recentemente inaugurada pela a Prefeita Rozário Ximenes.

Avenida Francisco Cordeiro Campos, praça Doutor Aramis, praça Thomaz Barbosa, praça do corredor religioso, biblioteca, rua Gervásio Martins e portal da entrada da cidade - avenida São Francisco, também receberão iluminação de fim de ano, informação confirmada por Socorro Bastos, Secretária de Turismo.

#Obra 04/08/2020 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO Serviço no entorno da estátua agrada visitantes

A Prefeitura de Canindé, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, realiza um serviço de limpeza, concerto do guarda-corpo, liberação do estacionamento, pintura, trabalho esse que vem agradando aos visitantes.

Socorro Bastos, secretária, disse que o município vive agora a expectativa de assegurar recursos para ser concluída essa etapa da estátua do padroeiro de Canindé, que deve contar com capela orante, memorial de São Francisco e mini-shopping para os camelôs.

#Finança 28/05/2020 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO Plano de abertura da econômica inicia com 17 setores a partir de 1º de junho

Governador Camilo Santana anunciou as medidas. Autorizações obedecem a critérios técnicos, sanitários e epidemiológicos. Consultórios médicos e odontológicos serão liberados e obras poderão contar com até 100 operários, por exemplo. Fase inicial terá uma semana de avaliação

O Governo do Ceará implementa, a partir do próximo dia 1º de junho, o Plano Responsável de Abertura das Atividades Econômicas e Comportamentais. Detalhes da nova estratégia foram apresentados pelo governador Camilo Santana, na tarde desta quinta-feira (28), em anúncio via redes sociais. O processo conta com uma fase inicial de transição, em que estão contemplados 17 setores, e mais quatro fases de abertura, obedecendo a critérios técnicos, sanitários e epidemiológicos. O decreto de isolamento social que minimiza os efeitos da Covid-19 no Estado será mantido, bem como a atuação de serviços essenciais.

Camilo Santana destacou o desafio de aliar a prioridade do momento, salvar vidas, com a necessidade de retomar o ritmo de crescimento da economia local. Ele frisou que o plano só terá sucesso em caso de compreensão por parte de empresas e população. "Para que esse plano possa funcionar é fundamental nós respeitarmos os decretos. Não adianta começar a abrir e daqui a pouco, se os casos aumentam, ter que retroceder a um processo mais rígido. Sempre tenho dito que nossa prioridade é salvar vidas. É fundamental o compromisso das empresas com os funcionários e o comportamento da população".

O governador salientou que o plano foi gestado pelo Grupo de Trabalho Estratégico, envolvendo o poder executivo, setor produtivo e sociedade civil, tudo orientado pelo Comitê de Saúde do Estado. O titular da Secretaria da Saúde, Dr. Cabeto apresentou dados que apontam para a estabilização do quadro da Covid-19 no Ceará, com sinais de redução, o que gerou a possibilidade de que o plano pudesse ser colocado em prática.

Faseamentos

Cada estágio obedece a critérios que precisam ser atingidos para se alcançar a abertura do passo seguinte nas medidas. A Fase de Transição começa na segunda-feira (1º) e segue por uma semana. Nela está liberada a operação de 100% da Cadeia de Saúde (incluindo consultórios médicos e odontológicos), 31% da Cadeia da Construção Civil, com até 100 operários por obra e 30% de efetivo no setor produtivo, além de percentuais dos setores: Indústria Química e Correlatos; Artigos de Couros e Calçados; Indústria Metalmecânica e Afins; Saneamento e Reciclagem; Indústria e Serviços de Apoio; Energia; Têxteis e Roupas; Comunicação, Publicidade e Editoração; Artigos do Lar; Agropecuária; Móveis e Madeira; Tecnologia da Informação; Logística e Transporte; Automotiva; e Esporte, Cultura e Lazer.

Segundo os critérios, as áreas totalizam a abertura de 66.562 empregos formais em todo o Estado. Com exceção da Cadeia de Saúde, que opera em 100%, os demais setores terão trabalho presencial variando entre 20% e 30% do efetivo.

A primeira fase inicia em 8 de junho e soma 14 dias de duração. As etapas seguintes dependem do atendimento aos critérios de análise, tendo, cada uma delas, 14 dias de duração. Os gatilhos para a transição destas fases levam em consideração a taxa decrescente de ocupação dos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) destinados ao tratamento da Covid-19, de internações, de óbitos pela doença, e a territorialidade dos casos. Com o retorno pleno das atividades, 1.472,504 empregos formais voltarão a circular.

Monitoramento

Além dos critérios especificados para cada etapa, a transição também será condicionada às normas de monitoramento. Serão realizados inquéritos sorológicos e testes nas empresas liberadas, via Secretaria da Saúde, verificados o cumprimento dos protocolos das empresas, e ainda inquéritos epidemiológicos para investigação da razão de transmissibilidade. Atividades de grande aglomeração, como aulas presenciais, abertura plena de shopping centers, celebrações religiosas, eventos esportivos e culturais, entram nas fases finais da estratégia.

Fonte: Gov. do Ceará

#Emprego 03/03/2020 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO Prefeita autoriza reforma de galpão para fábrica em Iguaçu

A Prefeitura de Canindé, representada pela Prefeita Rozário Ximenes, assinou nessa terça-feira (3), a Ordem de Serviço para reforma e ampliação do galpão da fábrica, no Distrito de Iguaçú. A solenidade aconteceu na escola Municipal Padre Manoel Cordeiro da Cruz.

O prédio tem 99 metros quadrados, área externa com 75 metros quadrados, sala de administração, copa, sanitários com acessibilidade, saída de emergência, além de espaço para 50 máquinas. Essas informações técnicas agradaram o vereador Sérgio Barbosa, representante da região. O valor da obra custará 28 mil reais. Criar oportunidades de emprego e renda para zona rural, vem sendo uma das metas do Governo Municipal. No final de 2019, foi inaugurada uma unidade fabril no Distrito de Salitre.

#Emprego 21/01/2020 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO Calçados Gonçalves vai dobrar quantidade de empregos Ademir Gonçalves, proprietário da empresa Calçados Gonçalves, visitou nessa terça-feira (21), a Prefeita Rozário Ximenes.

O empresário, veio pedir o apoio da Chefe do Executivo Municipal, pois pretende dobrar a quantidade de empregos em Canindé, precisando assim, como na primeira vez para instalação da fábrica, de uma articulação junto ao Governo do Estado.

Os Secretários Fábio Soares (Finanças), Socorro Bastos (Desenvolvimento Econômico) e Diovani Rosalis (Gerente), participaram da reunião.
#Empreendedorismo 12/12/2019 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO Governo municipal faz adesão a projeto que simplifica registro de empresas A Prefeita Rozário Ximenes, recebeu em seu gabinete, o Vice-presidente da Junta Comercial do Ceará, Caio Frota Rodrigues, que veio apresentar e propor a Prefeitura, adesão ao Rede Simples. Atualmente 105 municípios fazem parte do Projeto que visa simplificar e desburocratizar o processo de registro empresarial no âmbito municipal.

O Empresa Simples (e.Simples) é o programa de simplificação do registro e formalização de empresas do Estado do Ceará, que possibilita o registro de empresas pela internet por meio do Portal de Serviços do Integrador Estadual, administrado pela Junta Comercial, que integra todos os órgãos de inscrição e licenciamento em um só local, possibilitando a abertura de empresas em até 5 dias.

Após acompanhar todo detalhamento do Projeto, a Prefeita Rozário assinou convênio, fazendo com que Canindé seja o 106º a integrar o Rede Simples no Ceará.
#Natal 09/12/2019 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO Mostra em Canindé abriu ciclo natalino do Ceará Canindé foi o primeiro município do interior cearense a receber Mostra Estadual Ceará Ciclo Natalino. O Evento é realizado pela Secretaria Estadual da Cultura, em parceria com a associação Txai de Arte e Cultura, Fundação de Cultura de Canindé. A Cerimônia de abertura e apresentações dos grupos, foram em frente à Basílica de São Francisco.

Rozário Ximenes, disse ser orgulho, Canindé escolhido para abertura do natal do Ceará, e deu boas vindas aos visitantes. A espiritualidade do período foi lembrada por Frei Marconi - Reitor. Personalidades, como: Oswald Barroso, Wilma Jales, Lairton Guedes, Valéria Sousa, participaram.

A Mostra 2019, homenageia o mestre Getúlio Colares.

Grupos da cultura tradicional popular se apresentaram: Pastoril, auto de natal, lapinha, reisado e corais.
#Natal 09/12/2019 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO Prefeita ilumina cidade com luzes do natal Com direito a contagem regressiva, a Prefeita Rozário Ximenes, acendeu, ontem, as luzes da decoração do Natal de Luzes, Cores e Fé, de Canindé. Um coral de crianças apareceu cantando nas janelas da biblioteca e causou emoção nas pessoas presentes. Vários pontos da cidade foram decorados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, e parceiros. A prefeita Rozário deixou mensagem de um período de paz para as famílias canindeenses, e pediu boa acolhida aos visitantes que vem passar o Natal em Canindé.
#Natal 06/12/2019 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO Prefeita acenderá luzes do natal; mostra natalina também acontece nessa sexta-feira A decoração do Natal de Luzes, Cores e Fé, de Canindé, será, simbolicamente, acesa pela Prefeita Rozário Ximenes, hoje à noite, 18 horas, em frente a biblioteca.
Em alguns locais o brilho das luzes já chama atenção da população.

Após, esse primeiro momento, continua a programação. Romulo Laurenio, reforça que o município será sede da Mostra Estadual Ceará Ciclo Natalino 2019, realizada pela Secretaria Estadual da Cultura, e pede o comparecimento dos canindeenses.

O evento homenageia o mestre Getúlio Colares.
Diversos grupos da cultura tradicional popular se apresentarão: Pastoril, auto de natal, lapinha, reisado e corais.
#Natal 05/12/2019 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO Prefeitura testa decoração natalina A Prefeitura, ontem, quarta-feira (04), realizou os primeiros testes da decoração natalina, 2019. A árvore, preparada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, foi acesa na praça Tomaz Barbosa, encantando os canindeenses. Na sexta-feira (06), a partir das 18 horas, a Prefeita Rozário Ximenes, simbolicamente, acende a iluminação completa.

Após, a noite continua com uma vasta programação, pois o município de Canindé será sede da XVI Mostra Estadual Ceará Ciclo Natalino 2019, realizada pela Secretaria Estadual da Cultura, do Governo do Estado.

O evento faz uma homenagem ao Mestre Getúlio Colares, e acontece no Pátio da Basílica de São Francisco.
Diversos grupos da cultura tradicional popular se apresentarão: Pastoril, auto de natal, lapinha, reisado e corais.
#Natal 04/12/2019 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO Canindé escolhido para abrir ciclo de Natal do Ceará O município de Canindé será destaque na XVI Mostra Estadual Ceará Ciclo Natalino 2019, realizada pela Secretaria Estadual da Cultura.
O evento vai fazer uma homenagem ao Mestre Getúlio Colares, e acontecerá nesta sexta-feira, 06, às 18h.

A programação de abertura, acontece no Pátio da Basílica de São Francisco.

Sheila Fernades, produtora, confirmou a escolha de Canindé. Ela coloca que a Mostra terá uma culminância de grupos locais. Apresentação de grupos da cultura tradicional popular: Pastoril, auto de natal, lapinha, reisado e corais.
#Natal 04/12/2019 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO Luzes do Natal prontas para iluminar Canindé A Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, cuida dos últimos detalhes para acender as luzes natalinas, este ano chamado de Natal de Luzes, Cores e Fé. Segundo a Secretária Socorro Bastos, na sexta-feira (06), em frente a biblioteca, ás 18 horas, a Prefeita Rozário Ximenes, simbolicamente, acende a iluminação preparada.
#Emprego 29/11/2019 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO Prefeita inaugurou fábrica em salitre Com a participação especial do deputado estadual, João Jaime, nesta quinta, 28, a Prefeita Rozário Ximenes, inaugurou a fábrica Sol & Água, em Salitre.

Em sua fala, a Prefeita reforçou que a ideia da administração é levar emprego e renda para outros distritos rurais. O casal proprietário da empresa, Sinval Nojosa e Fátima Nojosa, declarou apoio a esta iniciativa.

João Jaime, o vereador Junior Castelo e a Secretária de Desenvolvimento Econômico, Socorro Bastos, parabenizaram, Prefeitura, empresa e aos moradores, devido conquista do distrito.

Também ficou confirmada a inauguração do consultório odontológico.
Antes da inauguração da fábrica, que aconteceu às 16 horas, foram realizadas diversas ações da prefeitura.
#Natal 20/11/2019 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO Decoração natalina nos preparativos finais O clima natalino já começou a tomar conta da cidade, e muitos comércios e residências já estão sendo decorados.

Nesse sentido, com a finalidade de manter a tradição, a secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, com o apoio da Fundação de Cultura, Esporte e Patrimônio, está concluindo os preparativos para a decoração natalina, em pontos estratégicos da cidade.

Os enfeites estão sendo preparados minuciosamente, como quer a Prefeita Rozário Ximenes. O objetivo é deixar a cidade com um clima ainda mais agradável, onde as famílias levam seus filhos para tirar fotos, e entrar no clima do Natal que é uma das datas mais importante do ano.
#Empreendedorismo 16/11/2019 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO Prefeita participa da abertura da FENECAN A VI Feira de Negócios de Canindé foi começou, ontem, sexta-feira (15). A Prefeita Rozário Ximenes foi convidada para fazer parte da abertura do evento. O Presidente Antônio Alves Pereira, em nome de toda Diretoria da CDL, organizadora, agradeceu o piso construído pela Prefeitura, acabando com a poeira e embelezando mais a Praça Doutor Aramis. Na oportunidade a Prefeita Rozário anunciou que construirá a segunda etapa no restante da Praça. O público presente, vibrou. A FENECAN termina neste sábado, 16.
#Emprego 06/11/2019 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO Mais um distrito beneficiado com fábrica A Secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Socorro Bastos, acompanhou a Prefeita Rozário Ximenes, a uma visita técnica, no Distrito de Iguaçú, zona rural de Canindé. Um dos objetivos foi mostrar aos empresários da DISOLE - SOL E ÁGUA, o galpão para funcionar a fábrica.

Os dois investidores aprovaram o local. A expectativa é que de início sejam gerados entre 30 e 60 empregos de carteira assinada, aquecendo a economia da comunidade e região. O próximo passo será a reforma do galpão. Este é o segundo distrito que a administração municipal beneficia. Salitre já prepara a inauguração de sua unidade fabril.
#Turismo 04/10/2019 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO Corredor Religioso é inaugurado Milhares de romeiros advindos dos mais variados estados brasileiros foram a Canindé para a festa do santo padroeiro do município.

Este ano, os romeiros foram surpreendidos com um circuito revitalizado e com mais mobilidade, fruto da conclusão da obra do Corredor Religioso, entregue à população ontem, durante a última novena da festa. A obra foi realizada pelo Governo do Ceará em parceria com a Prefeitura de Canindé.

Presente à novena, o governador Camilo Santana destacou que a obra é um compromisso que ele e a Prefeita Rozário Ximenes assumiram em 2017. O Governador foi homenageado com o Troféu Artesão da Paz, entregue por Frei Marconi e Frei Jonaldo.

João Jaime, Deputado estadual, participou do momento festivo.
#Obra 03/10/2019 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO Prefeitura investiu mais de meio milhão na construção do Corredor Religioso O corredor religioso será entregue pelo Governador Camilo Santana e pela Prefeita Rozário Ximenes, neste dia 03/10. Entre pagamento do projeto, topografia, desapropriações, a Prefeitura investiu mais de meio milhão de reais. A obra tem aproximadamente, 1,5 km de extensão. O Governo do Estado investiu em média, 4,5 milhões.
#Turismo 03/10/2019 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO Prefeita recepciona tradicional romaria de Codó - Maranhão Na parte da manhã desse dia 03, a Prefeita Rozário Ximenes, recepcionou a tradicional romaria de Codó do Maranhão, organizada por Chiquinho do Codó. Este ano o comboio trouxe mais de mil romeiros em 21 ônibus.

A recepção foi em Caiçara. Em carro aberto, ao lado do Reitor do Santuário, Frei Marconi, percorreram mais de 10 km, até chegarem na escola Municipal, CAIC Alfredo de Magalhães, na sede do município. O vice-prefeito, Jesus Romeiro, a Secretária de Turismo, Socorro Bastos e outros secretários, fizeram parte da acolhida. O Prefeito de Codó, Francisco Nagib, veio com os peregrinos.
#Turismo 24/09/2019 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO Começa festa do padroeiro de Canindé Pelo terceiro ano seguido a prefeita Rozário Ximenes é convidada para capitanear a abertura da Festa de São Francisco de Canindé.

Na madrugada dessa terça-feira, 23, teve início os festejos do padroeiro do município.

Na presença de uma multidão a chefe do executivo hasteou o pavilhão do município confirmando e agradecendo a harmonia que o poder público e a igreja vivem na realização do importante evento de fé católica.
www.caninde.ce.gov.br
Emitido dia 28/04/2024 às 13:56:36