CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#AedesAegypti 06/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE 10 Minutos Contra a Dengue: Ação Intensiva para Combater o Aedes aegypti no Distrito de Caiçara

Dengue, zika, chikungunya e febre amarela são doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. Por isso, a prefeitura de Canindé, por meio da Secretaria de Saúde, lançou, no último sábado (2/3), o programa "10 minutos contra a dengue" durante o dia D de prevenção. A ação contou com uma equipe composta por 50 agentes de endemias, os quais visitaram residências e orientaram os moradores do distrito de Caiçara.

Segundo a pasta, 968 imóveis e 2 mil reservatórios de água foram minuciosamente inspecionados durante uma "varredura", nome técnico dado pelo órgão à força-tarefa da equipe dos agentes de saúde. O objetivo é agir de forma efetiva dentro dos lares canideenses.

As ações preventivas na saúde são uma das diretrizes adotadas pela prefeita Rozário Ximenes, que enfatizou os trabalhos realizados: "Caiçara é um distrito tratado, vistoriado, com caixas d'água e reservatórios limpos. O grande índice da dengue está dentro das casas, por isso que é tão importante essa questão dos 10 minutos contra a dengue", reforça a prefeita.

O projeto continuará durante o mês de março, com mutirões sendo realizados na sede e zona rural de Canindé, reforçando o compromisso da administração municipal com a saúde e o bem-estar da população.

#AedesAegypti 09/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Carros fumace virão mais duas vezes, mas população precisa fazer sua parte no combate ao mosquito

Canindé recebeu sete carros fumacê para realizar a aplicação do inseticida contra o Aedes Aegypti em todos os bairros. As atividades de pulverização espacial de UBV já foram iniciadas e serão continuadas em mais dois ciclos, sendo que o primeiro aconteceu no final de semana. As ações são realizadas em parceria com o Governo do Estado.

O controle do Aedes vem sendo realizado constantemente pelos agentes de endemias, que buscam os focos do mosquito nas visitas domiciliares e também com medidas educativas nas escolas municipais, além da conscientização da população para que cada cidadão elimine os focos do vetor.

Atualmente, os números vêm preocupando, pois, a infestação está na casa de 7% na sede, percentual considerado alto. Sobre arboviroses (dengue, zika e Chikungunya), os casos confirmados passam de 40, com centenas de notificados, segundo informou o Coordenador das endemias no município.

Gustavo Justa disse que mesmo trazendo carros fumacê, telando caixas d'água, fazendo o controle do vetor, visitas, palestras, se a população não fizer a parte dela, nada vai adiantar.

#mosquito

#AedesAegypti

#arboviroses

#saudecaninde

#AedesAegypti 04/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Casa sem mosquito: prefeitura conclui mais um bairro

Com o intuito de aumentar a prevenção contra o Aedes Aegypti, a Prefeitura de Canindé está disponibilizando tela de proteção para a cobertura de caixas d'água, e desta forma diminuir possíveis locais de criadouros.

A Secretaria de Saúde já está concluindo o serviço do Projeto Minha Casa Sem Mosquito no Bairro São Mateus.

Segundo o coordenador das endemias municipal, Gustavo Justa, aproximadamente 2km de telas já foram utilizados no bairro.

Na próxima segunda-feira, 9 de maio, dará inicio a próxima etapa, dessa vez no bairro do Monte.

#endemias

#endemiascaninde

#governodiferente

#saudedecaninde

#AedesAegypti 07/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Cachoeira da Pasta recebe bloqueio ao mosquito

A Prefeitura de Canindé, por meio da SMS, informa:

Visando reduzir os índices de infestação do Aedes Aegypti o setor de endemias realizará atividades de bloqueio vetorial com bombas costais motorizadas no bairro Cachoeira da Pasta.

Acompanhe as datas e o itinerário da equipe:

?Segunda-feira 7 de março: Rua Joaquim Medeiros

? Terça-feira

8 de março: Rua Joaquim Medeiros

? Quarta-feira

9 de março: Rua Projetada/ Rua Joaquim Ramos

? Quinta-feira

10 de março:

Nova Vila

Rua Manoel Coelho

?Sexta-feira

11 de março:

Rua Marta Anita

Travessa Joaquim Ramos

? Segunda-feira 14 de março:

Rua Pedro Peu

Rua Eunicio Agostinho

Obs: Eventuais alterações de datas e rota poderão ocorrer devido a instabilidade climática e/ou necessidade estratégica do setor de endemias.

#AedesAegypti 30/04/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Segue bloqueio ao mosquito causador das arboviroses

A Prefeitura de Canindé, por meio do setor de Endemias, realiza ações de bloqueio ao mosquito da dengue e outras arboviroses.

O inseticida é aplicado no entorno dos locais para a eliminação das fêmeas.

A dengue é uma doença viral transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti. Quando infectada, a vítima pode sentir uma série de sintomas como febre, dores de cabeça, tontura e cansaço. E com o período de chuvas, a chance de reprodução do mosquito cresce consideravelmente, já que a fêmea coloca seus ovos em água parada dentro de recipientes.

A maneira mais eficaz de se prevenir a doença é impedir o ciclo de reprodução do mosquito transmissor.

O trabalho de bloqueio é feito com bomba intercostal, para uso em Ultrabaixo Volume (UBV), conforme cronograma informado pelo Coordenador dos trabalhos, Gustavo Justa:

Dia 27 de abril - UBV Monte, a partir das 16h30

1 de maio - mutirão no bairro da CAN, a partir das 7h00

3 de maio - UBV CAM, a partir das 16h00

7 de maio - UBV São Serafim, a partir das 6h00

8 de maio - Mutirão no bairro da CAM a partir das 7h

#AedesAegypti 26/02/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Mutirão contra o mosquito na zona rural

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio de seu Setor de Endemias, realiza mutirão contra o mosquito aedes aegypti na zona rural.

Nessa sexta-feira (26/02) o distrito de Targinos receberá a ação das equipes, visando reduzir os índices de infestação.

A força tarefa contará com 15 agentes realizando inspeções, tratamento de depósitos e trabalho de educação em saúde.

#AedesAegypti 22/01/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE Divulgado índice de infestação do aedes aegypti O Núcleo de Endemias, da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou o resultado do 1° levantamento por índice de amostragem - LIRA, do Índice Geral de Infestação predial - IIP, do Município, em 6,6%, realizado em 2020.

A título de comparação com o 1° LIRA - 2019, o percentual, naquele período, foi 14%, ou seja, começamos este ano bem melhor que o anterior, basta ver que em quatro bairros foi zerado a presença do mosquito; confira:

Centro 2,65%
Canindezinho 8,51%
Nossa S. P. Socorro 6,97%
Monte 11,45%
São Mateus 13,15%
Can 16,51%
Cachoeira 0%
Riacho São Francisco 0%
Santa Clara 0%
Santa Luzia 2,17%
Campinas 3,03%
Bela Vista 0%
Imaculada 0%
Palestina 8,41%
Alto 6,0%
Residencial Frei Lucas 6,6%

Fonte: Núcleo de Endemias
www.caninde.ce.gov.br
Emitido dia 06/05/2024 às 19:22:22