CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Turismo 10/04/2024 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO Canindé no Mapa do Turismo Religioso

O Turismo Religioso a São Francisco de Canindé foi mais um ano reconhecido pelo Ministério do Turismo no "Mapa do Turismo Brasileiro", fortalecendo cada vez mais nosso destino religioso em todo país.

Você sabia!!!

Na Pesquisa realizada pela Secretaria Estadual do Turismo (Setur) durantes os festejos franciscanos de 2023, tivemos os seguintes resultados.

?? A Festa de São Francisco é uma das mais tradicionais do calendário religioso nacional.

?? Os cearenses (47,18%) eram maioria no santuário franciscano, seguidos pelos piauienses (21,31%), maranhenses (10,56%) e pernambucanos (5,46%).

?? A Basílica de São Francisco das Chagas de Canindé foi o ponto turístico mais visitado da cidade. Cerca de 90,20% dos romeiros entrevistados. Em seguida, a Estátua de São Francisco (73,70%), a Praça dos Romeiros (61%) e o Zoológico (59,20%).

?? Apenas 20% dos frequentadores afirmaram que, em 2023, estiveram pela primeira vez na romaria. Enquanto cerca de 80% responderam que já visitam a cidade todos os anos.

?? A religiosidade (61,52%) foi o motivo mais apontado como influência da viagem. Já cerca de 23,41% responderam que influenciou mais o comentário de parentes/amigos.

A pesquisa da Setur foi muito importante, pois reforça por meio de método científico o que "sentíamos nas ruas".

#Turismo 23/02/2024 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO Obras de Intervenção na Basílica de São Francisco das Chagas Preservam História e Identidade Cultural

Segue em andamento a obra de intervenção na Basílica de São Francisco das Chagas, realizada pelo governo do Estado, por meio da Superintendência de Obras Públicas (SOP).

Nesta fase, está sendo realizada a substituição da iluminação e a pintura, visando adequar o ambiente à identidade visual histórica deste importante equipamento religioso.

Em breve, terá início, pela Secretaria de Cultura, o processo de restauro dos afrescos (pinturas internas) que demandará mão de obra especializada para a intervenção nas obras do renomado pintor alemão Georg Krau.

Você sabia?

A Basílica de São Francisco das Chagas é tombada pelo Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural (COEPA) desde 2010. Este tombamento viabiliza a utilização de recursos públicos para o restauro e a manutenção do prédio religioso, alcançando um montante de aproximadamente R$ 3 milhões de reais.

#Turismo 03/02/2024 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO Dia do Romeiro: Restauração da Pintura da Basílica de São Francisco em Canindé

No último dia 10/1 teve início a obra de restauro das pinturas da Basílica de São Francisco das Chagas.

Nessa primeira etapa da obra, está sendo substituída a iluminação e realizada pintura para adequação a identidade visual histórica. Posteriormente será realizada pela Secretaria Estadual da Cultura (Secult) o restauro dos afresco (pinturas internas).

A obra está sendo executada pela Superintendência de Obras Publicas (SOP), e foi anunciada pelo Governador do Estado, Elmano de Freitas, no dia 04 de outubro de 2023, proporcionando grande alegria e expectativa nos canindeenses e romeiros.

A prefeita do município, Rozário Ximenes, realizou visita para vistoria do andamento dos trabalhos, onde constatou o primoroso serviço que está sendo executado na parte externa do prédio tombando desde 2010.

Vinde vinde romeiros! Nossa Festa de São Francisco é feita para vocês!

Sejam sempre bem-vindos!

#Turismo 10/01/2024 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO Retirada de postes marca etapa final da primeira fase nas obras da estátua de São Francisco

Seguem as ações para a finalização da primeira etapa de urbanização da Estátua de São Francisco. Hoje (10/01), a Concessionária de Energia - ENEL iniciou a retirada dos postes que, após a ampliação do calçamento de acesso ao monumento, ficou no meio do calçadão.

#Turismo 07/01/2024 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO Canindé recebe investimento para a nova rota dos Caminhos de Assis

A Secretaria Estadual do Turismo firmou convênio com o Ministério do Turismo para a ampliação e construção da nova Rota dos Caminhos de Canindé, no valor de 2,3 milhões.

A prefeita Rozario Ximenes esteve presente na solenidade, onde subscreveu a ordem de serviço ao lado do Governador Elmano de Freitas. A nova rota do caminho entre Fortaleza e Canindé terá 7 trechos, totalizando 136,43 km.

#Turismo 16/12/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO Urbanização da estátua entra na fase final da 1ª etapa

A Urbanização da Estátua de São Francisco atinge a fase de conclusão nesta primeira etapa, com a instalação da cobertura, pintura e acabamentos do Centro Comercial bastante adiantados, além do início da arborização e jardinagem do entorno.

A Secretária do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Socorro Bastos, conduziu uma vistoria de acompanhamento da obra em conjunto com o Engenheiro Vitor Carvalho e Emanoel Augusto, fiscal da Superintendência de Obras Públicas (SOP), para verificar os últimos itens necessários para a conclusão desta etapa inicial.

A administração municipal tem implementado estratégias para assegurar uma calorosa recepção aos turistas e visitantes durante o período de alta estação turística, especialmente nos festejos natalinos. O avanço na Urbanização da Estátua de São Francisco destaca-se como parte fundamental dessas iniciativas, contribuindo para a melhoria do ambiente urbano e proporcionando uma experiência mais agradável aos que visitam a região.

#Turismo 30/10/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO Monumento de São Francisco das Chagas: primeira fase de revitalização em conclusão

Um dos pontos turísticos religiosos mais visitados em nossa cidade é o monumento de São Francisco das Chagas (estátua) que atualmente passa por obras para estruturação de seu entorno no valor aproximado de R$ 12 milhões de reais dividida em três etapas.

Nessa sexta-feira (27/10) a Secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Socorro Bastos, a Chefe de Gabinete, Diana Célia, e o Secretário de Segurança e Trânsito, Gean Gomes, realizaram vistoria técnica na obra acompanhados do engenheiro Victor Carvalho (GTM engenharia) e do vereador Adriano Ximenes, já que a previsão de entrega da primeira fase da obra esta será para dezembro de 2023.

A vistoria teve por objetivo avaliar e definir estratégias para melhor acomodação dos camelôs e preparar um fluxo de trânsito mais seguro para a área, considerando que a obra mesmo em ritmo acelerado permite a visitação de turistas e romeiros neste período pre-natalino.

#Turismo 02/10/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO Prefeita pede que canindeenses acolham bem Romaria do Codó

Canindé se prepara para receber uma das mais tradicionais romarias: Codó do Maranhão, que chegam a cidade da fé, nessa terça-feira, 3 de outubro.

Na manhã de hoje (2), a Prefeita Rozário Ximenes esteve ao lado da Secretária Socorro Bastos (Turismo) e outros secretários municipais, acertando os detalhes da recepção. Esta será, portanto, a quadragésima edição da romaria de Codó (MA).

PROGRAMAÇÃO:

- Dia: 02/10 (segunda-feira)

Saida: 19:00

Paradas: Teresina (PI) e Tiangua (CE)

-Dia: 03/10 (terça-feira)

Previsão de chegada Caiçara: 7:00

Precisão Chegada CAIC: 8:30

Quantidade ônibus: 21

Quantidade romeiros: 1.000

Hospedagem: CAIC Alfredo Coelho

#Turismo 02/10/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO Festa de São Francisco: avaliação e ações finais

A Prefeita Municipal, Rozário Ximenes, esteve reunida com parte dos secretários municipais para avaliação das ações da Festa de São Francisco 2023, e definição das estratégias para acolhida a Romaria do Codó (dia 03/10), recepção a Comitiva do Governo do Estado na procissão de encerramento (dia 04/10) e arriamento da bandeira (05/10).

Neste ano, são 450 servidores municipais envolvidos diretamente nas ações do principal evento turístico religioso do município, que transcorre de forma tranquila, apesar da grande quantidade de visitantes.

#Turismo 26/08/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO Ministério do Turismo: audiência sobre habilitação do Caps I

Hoje (25/8) a audiência no Ministério da Saúde tratou sobre as novas obras cadastradas e o reconhecimento do Centro de Apoio Psicossocial Infantil - CAPS I.

#Turismo 25/08/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO Audiência com Ministério do Turismo

Nesta manhã (25/8) a prefeita municipal, Rozario Ximenes, cumpriu agenda no Ministério do Turismo onde apresentou as demandas dos municípios com turismo religioso no estado do Ceará, para criação da "Rota do Turismo Religioso".

O objetivo é a criação de uma rede estadual voltada para o desenvolvimento e fortalecimento do turismo religioso no estado, por meio de um modelo de parceria e cooperação mútua entre os municípios e o fortalecimento de eventos como a Festa de São Francisco.

Participaram da audiência a Presidente da Câmara, Karlinda Coelho, a Chefe de Gabinete, Diana Celia Gomes, a Secretaria de Saúde, Islayne Ramos.

#Turismo 10/08/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO Workshop Romarias 2023 reúne municípios cearenses em prol do Turismo Religioso e premia Canindé como Destaque do Setor

Na manhã desta quinta-feira, dia 10 de agosto, teve início no auditório da Faculdade Estácio Idomed o aguardado Workshop Romarias 2023. O evento, que congrega os municípios do Ceará que têm um papel significativo no turismo religioso, promete ser um marco na promoção e fortalecimento dessa importante vertente do turismo estadual.

A solenidade de abertura contou com a participação da prefeita municipal Rozario Ximenes, que expressou seu orgulho em sediar esse evento que visa criar no estado a tão almejada "Rota do Turismo de Fé". Nessa iniciativa, doze municípios cearenses se unem para fomentar e valorizar as experiências de turismo religioso oferecidas na região.

Um dos momentos marcantes da cerimônia foi quando o município de Canindé foi agraciado com o prestigioso troféu "Destaque do Turismo Religioso no Ceará", concedido pela Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais de Turismo (ABBTUR CE). Essa premiação reconhece os esforços e realizações de Canindé na promoção e desenvolvimento do turismo religioso, tornando-o um exemplo inspirador para outras localidades.

O Workshop Romarias 2023 está programado para durar dois dias intensos de discussões e intercâmbio de ideias. Seu principal objetivo é reunir gestores e lideranças relacionadas ao turismo religioso, proporcionando um ambiente propício para um amplo debate sobre as oportunidades e desafios enfrentados na construção de políticas que fortaleçam essa área tão relevante do turismo. Através dessas conversas e trocas de experiências, busca-se elaborar estratégias mais robustas e eficazes para impulsionar o turismo religioso no estado.

Nesse contexto, o Workshop Romarias 2023 configura a colaboração e cooperação entre os municípios, incentivando uma abordagem conjunta para enfrentar os obstáculos e explorar todo o potencial do turismo religioso no Ceará. O evento promete trazer reflexões enriquecedoras e ações concretas que possam contribuir para o crescimento sustentável dessa importante indústria no estado.

#Turismo 09/08/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO Festa de São Francisco 2023: 40 anos da Romaria de Codó - MA

A Prefeita de Canindé, Rozário Ximenes, e a Secretária de Desenvolvimento Econômico, Socorro Bastos, receberam nessa quarta-feira (09/08) o empresário Francisco Carlos Oliveira, também conhecido como Chiquinho do Codó e sua equipe.

O principal objetivo do encontro foi acertar alguns detalhes sobre a vinda dos peregrinos à cidade da fé nos festejos do padroeiro da cidade, em 2023. O comboio chegará no dia 3 de outubro, data da última novena, e deve trazer mais de vinte ônibus. Esta será, portanto, a quadragésima edição da romaria de Codó (MA).

#Turismo 03/08/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO Workshop Romarias 2023 Canindé: Anya Ribeiro

Confirmada ? presença de Anya Ribeiro, Diretora de Turismo na CBRPT-CE, Embaixadora Master do MNPT e Presidente da ACETER, no painel "Tendências Atuais no Turismo Religioso" no dia 10 de agosto, das 14h às 16h, trazendo insights valiosos e experiência no setor.

??? Garanta seu lugar e inscreva-se agora mesmo para não perder a oportunidade de aprender.

??Inscrição Gratuita: workshopromarias.com

-----

Patrocínio: @sebraece

Promoção: @prefeituradecaninde

Realização: @w10producoes

#Turismo 01/08/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO Workshop Romarias Ceará 2023

O mês de agosto marca o início do planejamento estratégico para a Festa de São Francisco, e dentre as ações desenvolvidas teremos o Workshop Romarias Ceará 2023 onde será discutida o Tema: O Futuro do Turismo Religioso no Ceará.

Dias 10 de agosto, no auditório da Faculdade Estacio Idomed, renomados especialistas do turismo apresentaram painéis multitemáticos com temas como empreendedorismo, gestão, sustentabilidade, inovação e turismo inteligente.

No dia 11 de agosto será discutida a Lei 18.085, que criou a Rota do Turismo Religioso no Estado, no I ENCONTRO DA ROTA TURÍSTICA DA FÉ para os gestores públicos e instituições privadas dos 12 municípios que compõem a rota da fé.

Durante dois dias Caninde sediará o workshop que aprofundará a discussão das tendências, desafios e oportunidades que moldarão o turismo religioso no Ceará, nos próximos anos.

? Venha fazer parte desse grande encontro. Garanta seu lugar e inscreva-se agora mesmo! Não perca esta oportunidade!

??Inscrição Gratuita: workshopromarias.com

-----

Promoção: @prefeituradecaninde

Realização:@w10producoes

Apoio institucional: @sec.turismocanindece, @funcepcaninde, @sme_caninde @estacio.Idomed.caninde e @aprece

Patrocínio:@sebraece

#Turismo 01/08/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO WORKSHOP ROMARIAS: Joaquim Cartaxo Filho

Joaquim Cartaxo Filho, Diretor Superintendente do Sebrae Ceará, trará seu conhecimento e experiência para enriquecer nosso evento.

??? Não perca a palestra: "Turismo e Competitividade - Destinos Turísticos Inteligentes", que será realizada às 11h do dia 10/08.

?? Joaquim Cartaxo Filho é Arquiteto e Urbanista, com mestrado em Planejamento Urbano e Regional. Ele também possui uma vasta experiência como presidente do IAB/CE e secretário das Cidades no Governo do Estado do Ceará. Atualmente é coordenador do Projeto Regional Nordeste da Economia Criativa.

??? Garanta seu lugar no Workshop Romarias Ceará 2023. Inscrição Gratuita: workshopromarias.com

-----

Patrocínio: @sebraece

Promoção: @prefeituradecaninde

Realização: @w10producoes

#Turismo 11/07/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO Reunião com secretária estadual de turismo

A prefeita municipal, Rozario Ximenes, esteve reunida nesta tarde (10/07) com a Secretária Estadual de Turismo, Irwana Albuquerque para traçar as estratégias para a Festa de São Francisco 2023.

A Festa de São Francisco é o principal evento turístico do município, e acontecerá de 23 de setembro a 04 de outubro de 2023, com previsão de receber 1 milhão de turistas e romeiros durante o período.

Participaram da audiência a secretária de turismo e desenvolvimento econômico, Socorro Bastos, e a chefe de gabinete, Diana Celia Gomes.

#Turismo 07/07/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO 1ª ETAPA: obras de revitalização da estátua em ritmo acelerado

Um dos pontos turísticos religiosos mais visitados em nossa cidade: a Estátua de São Francisco segue em obras para a estruturação de seu entorno.

A obra está sendo executada pelo Governo do Estado do Ceará e tem um orçamento de mais de R$ 13 milhões, sendo dividida em três etapas. A previsão é de que a primeira fase da obra seja entregue no início das festividades de São Francisco das Chagas, em setembro de 2023.

A secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Canindé, Socorro Bastos, disse está otimista com a entrega, nesta primeira etapa, do Centro Comercial que contará com 64 lojas, restaurantes e laboratório para fotógrafos.

#Turismo 30/05/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO Turismo Religioso: Canindé acolhe Arautos do Evangelho

Neste domingo (28), a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Socorro Bastos, em nome da prefeita Rozario Ximenes, recebeu mais de 400 membros dos Arautos do Evangelho que vieram cumprir uma ampla programação de visitação e oração em Canindé.

Os Arautos do Evangelho formam uma Associação Internacional de Fiéis de Direito Pontifício, a primeira a ser erigida pela Santa Sé no terceiro milênio. Os Arautos têm sua espiritualidade alicerçada em três pontos essenciais: a Eucaristia, Maria e o Papa, conforme definido em seus estatutos.

A gestão municipal agradece a visita e estará sempre disponível para acolher a todos com carinho e respeito.

#Turismo 03/04/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO Canindé comemora resultado do mapa do turismo brasileiro

É com muita alegria que a Prefeitura Municipal de Canindé, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, compartilha com você visitante, romeiro, turista e morador da Cidade da Fé, o resultado do processo da renovação de Canindé no Mapa do Turismo Brasileiro: Além de garantir nossa presença no mapa por mais um ano, mantivemos a classificação B.

O Mapa é um instrumento proposto no âmbito do Programa de Regionalização do Turismo que orienta a atuação do Ministério no desenvolvimento das políticas públicas. É o Mapa do Turismo Brasileiro que define a área - o recorte territorial - que deve ser trabalhada prioritariamente pelo Ministério.

Com muito empenho, nossa equipe da Secretaria de Turismo, em parceria com diversos setores da prefeitura (arrecadação, finanças, gabinete, meio ambiente), respondeu o questionário, enviando todas as informações e documentos comprobatórios necessários, dentro do primeiro prazo proposto. Nossa gratidão a todos que contribuíram e a todo trade turístico que alavanca nosso turismo diariamente.

#Turismo 26/03/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO 100 anos da presença da Ordem dos Frades Menores em Canindé (1923-2023)

Hoje celebramos os 100 anos da Ordem dos Frades Menores em Canindé.

No seu livro; ‘'Presença, memória e milagres'', frei João Sanning detalha a chegada dos franciscanos à cidade.

Afirma que eles chegaram e assumiram a Paróquia no dia 26 de março de 1923, um domingo de ressurreição, sendo o primeiro pároco franciscano Frei Lucas Vonnegut. Ao assumirem a Província de Santo Antônio, a cidade de Canindé tinha dois mil habitantes.

Nenhuma rua era calçada, e a maioria das casas eram de taipa, somente as casas dos comerciantes eram melhores. No centro da cidade, o imponente Santuário de São Francisco, em contraste com a evidente pobreza em redor. O que impressionou os frades, era o povo canindeense com sua vida simples, humilde, até rude, mas tendo um senso de família muito acentuado e uma religiosidade mística, as vezes dando a impressão que beirava ao fanatismo.

"Cem anos depois estamos aqui para dar graças, primeiramente ao Bom Deus do céu que nos ama infinitamente, para dar graças a todas às comunidades franciscanas que por aqui passaram; dar graças a todos os canindeenses e romeiros de São Francisco que nos acolhem com um distinto amor", afirmou o Reitor Frei Gilmar Nascimento.

#Turismo 23/03/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO Romaria de São Francisco é declarada evento de relevância cultural no Ceará

A prefeita de Canindé, Rozário Ximenes, participou de uma audiência com o governador do estado, Elmano de Freitas, e representantes do Santuário de São Francisco das Chagas de Canindé e do Santuário de Nossa Senhora das Dores de Juazeiro do Norte, no dia 08/03. Dois dias depois, o governador enviou à Assembleia Legislativa do Ceará uma mensagem solicitando que as romarias de Canindé e de Juazeiro do Norte fossem declaradas eventos de destacada relevância cultural e religiosa do estado.

O Projeto de Lei foi aprovado pelos parlamentares cearenses, sendo celebrado pelo deputado Fernando Santana, que esteve presente na audiência. "As duas romarias seguem sendo um forte sinal de crescimento, desenvolvimento e geração de renda para nossos irmãos e irmãs cearenses", afirmou o deputado.

Este é um importante reconhecimento especialmente neste momento em que se comemora o centenário da presença dos frades menores (franciscanos) em Canindé.

#Turismo 22/03/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO Prefeitura de Canindé renova adesão ao Programa de Regionalização do Turismo e busca melhorias no setor

A Prefeitura Municipal de Canindé, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, renovou sua adesão ao Programa de Regionalização do Turismo, que opera o Mapa do Turismo Brasileiro.

Esse mapa classifica os municípios com real vocação turística ou impactados pelo setor de viagens. Seu objetivo é orientar a definição de políticas públicas, incluindo a alocação de recursos do Ministério para obras de infraestrutura e oferta de cursos de qualificação profissional. Os municípios do país são classificados de A a E, levando em consideração o desempenho da economia no turismo, a partir de cinco variáveis: quantidade de estabelecimentos e empregos no setor de hospedagem, quantidade de visitantes domésticos e internacionais e arrecadação de impostos federais a partir dos meios de hospedagem.

Em 15 de março de 2023, a Prefeita Rozário Ximenes e a Secretária da SEDETUR, Socorro Bastos, assinaram um termo de compromisso com o Ministério do Turismo, garantindo a participação ativa na Instância de Governança Regional - IGR; Manutenção do Conselho Municipal de Turismo ativo; Atualização do planejamento estratégico municipal do turismo; Apoio ao desenvolvimento do turismo regional, em cooperação com os demais municípios da região turística e a manutenção das informações atualizadas junto à IGR e ao Órgão Estadual de Turismo.

Este era um dos pré-requisitos para o processo de renovação da adesão. Em 22 de março, a turismóloga da Prefeitura concluiu os trâmites e submeteu o processo ao Ministério para análise e posterior divulgação dos resultados. Acompanhe aqui as novidades sobre Canindé no Mapa do Turismo Brasileiro.

#Turismo 21/03/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO Veja o andamento da primeira etapa da obra no entorno do monumento de São Francisco

Um dos pontos turísticos religiosos mais visitados em nossa cidade é o monumento de São Francisco das Chagas, que atualmente passa por obras para estruturação de seu entorno. A obra está sendo executada pelo Governo do Estado do Ceará e tem um orçamento de mais de R$ 12 milhões, sendo dividida em três etapas.

A previsão é de que a primeira fase da obra seja entregue no início das festividades de São Francisco das Chagas, em setembro de 2023. A secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Canindé, Socorro Bastos, afirmou estar otimista de que o Centro Comercial, que contará com 64 lojas, restaurantes e um laboratório para fotógrafos, esteja pronto para receber os cerca de 100 trabalhadores que oferecem serviços de registro aos romeiros durante as festividades.

A obra no entorno do Monumento de São Francisco tem como objetivo urbanizar a área e prepará-la para receber romeiros e o público em geral. O projeto contempla uma série de ações de recuperação, como a requalificação das vias de acesso ao monumento, a implantação de uma via secundária de acesso ao estacionamento para veículos de grande porte, caramanchões, paisagismo, iluminação, bloco comercial, bloco de Centro Cultural e Administrativo e a capela Nossa Senhora dos Anjos.

#Turismo 16/01/2023 CHEFIA DE GABINETE Governo municipal participa de audiência na secretaria de relações internacionais

Nessa segunda-feira, dia 16 de janeiro, a Prefeita Rozário Ximenes esteve em audiência com a Secretaria estadual de Relações Internacionais, Roseane Medeiros, tratando sobre a articulação de cooperação turístico-cultural com a cidade de Assis - Itália.

A Secretária Roseane Medeiros foi muito recepitiva, se prontificando a ajudar nesta articulação internacional. O encontro contou com a participação da Chefe de Gabinete Diana Célia Gomes, da Diretora Executiva da procuradoria, Manoela Gomes, e do assessor estadual, Felipe Rocha.

#Turismo 24/11/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO Secretária participa de seminário sobre regionalização do turismo

A secretária de desenvolvimento Econômico e Turismo viaja para Brasília. A pauta, participação no 1º Seminário Nacional do PRT (programa de regionalização do turismo) + Integrado, que acontece nos dias 22 e 23 de novembro.

O seminário contará com diversos painéis temáticos sobre marketing turístico, parcerias, investimentos e captações de recursos, gestão estratégica e infraestrutura turística.

A iniciativa busca aproximar as políticas públicas federais, estaduais e municipais, criando um canal de interlocução e acompanhamento dos avanços do turismo nacional. O evento identifica o objetivo do Programa de Regionalização do Turismo de promover a integração, aprimorar o diálogo e ampliar a troca de experiências entre representantes do setor turístico de todo o país.

#Turismo 18/10/2022 CHEFIA DE GABINETE Ao lado da prefeita, Camilo, Elmano e Izolda participam de procissão de despedida da festa

Festejos de São Francisco - Este ano, em função das eleições (02/10), a tradicional festa ocorreu "pra valer", de 6 a 16 do corrente mês.

O Santo dos Pobres foi muito prestigiado por caravanas e mais caravanas, romarias e Motoromarias.

Não apenas milhares de fiéis estiveram presentes, mas diversas autoridades. Ao lado da prefeita Rozário Ximenes, Camilo Santana (senador eleito), Elmano de Freitas (governador eleito), Izolda Cela (governadora) e Evandro Leitão (pres da AL), participaram de procissão e despedida dos festejos 2022. Ilomar Vasconcelos também participou.

Os políticos reconheceram o empenho da prefeita e sua equipe na realização da festividade religiosa, colocando a Prefeitura 100% a serviço do evento, em parceria com o Santuário.

#Turismo 18/10/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO Servidores de secretarias municipais fizeram bonito no acolhimento de romeiros

No último dia do plantão da Festa de São Francisco, contando com a presença de equipes do Gabinete, da Secretaria Municipal de Educação, da Procuradoria e dos informantes turísticos, a Prefeitura concluiu o atendimento do plantão no domingo, último dia dos Festejos de São Francisco.

Foram realizados acolhimentos de muitas romarias e atendimento a romeiros, visitantes e peregrinos.

Durante a festividade foram prestados as mais variadas informações, nos pontos de apoio da Rodoviária provisória (Praça Dr. Aramis), Praça Cruz Saldanha, Praça Thomaz Barbosa e nos arcos de entrada para o Zoológico/Museu.

#Turismo 17/10/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO Chiquinho e romeiros agradeceram receptividade

Na parte da manhã desse dia 15, sábado, a Prefeita Rozário Ximenes, recepcionou no abrigo Santa Marta, a tradicional romaria de Codó do Maranhão, organizada por Chiquinho do Codó. O empresário e seus romeiros agradeceram receptividade calorosa.

Este ano o comboio trouxe aproximadamente 800 romeiros em vários ônibus.

#Turismo 15/10/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO Trabalho integrado de secretarias facilita trabalho de acolhida às romarias

Com o apoio parceiro de outras secretarias municipais, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo vem conseguindo recepcionar a chegada das

romarias organizadas e cadastradas.

A SEDETUR reconhece a importância do trabalho integrado de outras pastas, pela cessão de seus colaboradores. A prefeitura municipal apoia e garante toda logística dos trabalhos.

#prefeituramunicipaldeCaninde

#Turismo 12/10/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO Sedetur na Festa » PREFEITA RECEPCIONA ROMARIAS

A Prefeita Rozário Ximenes, recepcionou a tradicional romaria de Dom Joaquim, que já tem 65 anos vindo a pé de Fortaleza à Canindé.

A recepção foi no pórtico da Avenida São Francisco, na entrada da cidade. A Chefe do Poder Executivo municipal estava acompanhada da Secretária de Turismo, Socorro Bastos e de Shara Ximenes.

#Turismo 06/10/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO PREFEITA PARTICIPA DO HASTEAMENTO DA BANDEIRA

A Prefeita Rozário Ximenes participou da solenidade do Hasteamento da Bandeira, na madrugada dessa quinta-feira (6). A gestora estava acompanhada do comandante do Corpo de Bombeiros Militar, Ten Coronel Sousa Junior.

Rozário Ximenes assistiu a missa de abertura dos festejos de São Francisco, padroeiro da cidade, ao lado da Secretária da SEDETUR Socorro Bastos.

Uma multidão compareceu ao evento religioso, que após dois anos de pandemia da Covid-19, voltou a ser presencial.

#Turismo 19/08/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO Secretários participam de audiência sobre a festa

Quatro secretários da administração Rozário Ximenes participaram de uma Audiência Pública na Câmara Municipal de Canindé, nessa quinta-feira,18. Socorro Bastos (Desenvolvimento Econômico e Turismo), Gean Gomes (segurança e trânsito), Edivânia Farias (Assistência Social) e Islayne Ramos (Saúde), tiveram participações importantes. O encontro teve como objetivo debater a Mobilização e Estratégias para a Festa de São Francisco de 2022, e foi propositura do vereador Márcio Sousa.

O Reitor do Santuário de São Francisco, Frei Gilmar; o Delegado de Polícia Civil, Dr. Daniel Aragão; o Comandante do Corpo de Bombeiros, Sousa Júnior; e o Presidente da CDL, Antônio Alves Pereira, estavam entre as autoridades presentes na audiência, presidida por Karlinda Coelho (presidente).

#Turismo 04/08/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO Turismo vai iniciar entrega de autorizações para camelôs

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo vai iniciar a entrega das autorizações para os trabalhadores do comércio informal (ambulantes/Camelôs) comercializar em determinados espaços públicos.

Nessa segunda-feira, dia 8 de agosto, a SEDETUR, em sua nova sede (prédio da antiga SEFAZ), entrega aos ambulantes da Praça Tomaz Barbosa. Os demais serão chamados posteriormente.

#Turismo 02/08/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO Registro sobre a Festa de São Francisco 2022
#Turismo 25/07/2022 CHEFIA DE GABINETE Visita Técnica SESC/SENAC

A Prefeitura Municipal de Canindé reuniu-se nesta manhã (25/07) com as equipes técnicas do SESC e SENAC para discutir o "Projeto: Roteiros Formativos em Educação e Turismo", com vista a qualificação profissional da comunidade.

O projeto faz parte do planejamento municipal para o desenvolvimento econômico e turístico de nossa cidade, que avança na qualificação da infraestrutura turística.

Participaram da reunião técnica o Secretário de Educação, Kledeon Paulino, a Secretaria de Saude, Islayne Ramos, a Secretaría de Turismo, Socorro Bastos e a Chefe de Gabinete, Diana Celia Gomes.

A equipe técnica do SESC/SENAC foi composta por Sabrina Veras, Diretora de Programação Social,

Gustavo Guimarães, Diretor de Educação Profissional, e Lara Silva, Gerente de Programa Saúde.

#Turismo 01/04/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO Sedetur participa de encontro sobre turismo rural

Na tarde de 30 de março de 2022, a Prefeitura Municipal de Canindé, reprentada por Socorro Bastos - Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, esteve reunida com empresários e gestores públicos municipais de Amontada, Itapipoca, Itarema, Itapipoca, Ubajara e Guaramiranga, debatendo o Turismo Rural, trazendo suas experiências, projetos e conhecimentos sobre oportunidades de negócios nos territórios da ruralidade turística do Ceará.

A reunião foi promovida e conduzida pela presidente da ACETER (Associação Cearense do Turismo no Espaço Rural e Natural) Anya Ribeiro e a equipe diretora da entidade, composta por Adriana Girão e Lena Brasil.

Para engajamento dos representantes, tivemos o apoio da SETUR/Sec Arialdo Pinho, na pessoa do assessor da Regionalização, José Valdo Mesquita.

Evento contou com apoios de importantes parceiros: Sindicato Rural de Moraújo, SEBRAE,

FECOMERCIO, IFCE de Acaraú, CEPEMA, MUSEU DO CAJU, RPPN, SAFRAN, EMATERCE, SDA e SETUR-CE

(foto SEDETUR)

#Turismo 16/02/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO Canindé conclui questionário para atualização do mapa turístico do Brasil

A Prefeitura de Canindé, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, já respondeu o questionário sobre o novo sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor do turismo (Cadastur) e a importância de estar inscrito nele.

Para a Secretária Socorro Bastos, o Cadastur é instrumento obrigatório para o setor turístico, e objetiva atualizar o mapa turístico brasileiro.

A turismóloga, Glecy Anne Castro destaca que Canindé preencheu suas respostas antes do prazo final estabelecido pelo Ministério do turismo, atendendo orientações repassadas no encontro em Brasília e reforçando sua importância.

#mapaturistico

#sedetur

#governodiferente

#Turismo 17/12/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO Luzes do Natal já encantam visitantes

Alguns pontos da cidade de Canindé já estão com a iluminação do projeto 'Natal de Luzes e Cores'.

Esse ano, o arco da entrada do Zológico, a praça Thomás Barbosa e seu coreto, a praça da Basílica, Biblioteca Cruz Filho, Praça Cruz Saldanha, corredor religioso (avenida do monte) e a entrada da cidade estão entre os pontos iluminados.

A Secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Socorro Bastos, em nome da Prefeita Rozario Ximenes agradece a parceria com o comércio local e a comunidade na manutenção desse projeto.

#canindé #nataldeluzesecores #prefeituramunicipaldeCanindé #governodiferente #iluminaçãonatalina2021

#Turismo 14/12/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO Santander inaugura agência em Canindé

O Banco Santander inaugurou na manhã dessa terça-feira (14/12) uma agência em Canindé.

A chegada do banco em Canindé representa a abertura da centésima loja no Brasil, segundo informaram os superintendentes Paulo César (regional - Ceará, Maranhão, Piauí, Pará e Amapá) e Araken Barcelos (Ceará - interior), acrescentando que o município é estratégico, considerado um grande centro de romaria e um dos maiores santuários franciscanos do mundo.

O evento contou com as participações dos secretários municipais: Fábio Soares (finanças), Socorro Bastos (turismo), João Paulo Ribeiro (agricultura); Ilomar Vasconcelos (vice-prefeito). A equipe do Governo Municipal levou a mensagem de boas-vindas, em nome da Prefeita Rozário Ximenes.

Empresários, comerciantes e convidados, também participaram.

O Santander - Canindé terá como gerente local André Anchieta - Frei Francisco Rogério fez a bênção das instalações.

#Turismo 12/11/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO Conselho do turismo teve reunião importante esta semana

Estiveram presentes na Biblioteca Pública Municipal Cruz Filho, os Conselheiros Municipais de Desenvolvimento Econômico e Turismo para a terceira reunião ordinária do colegiado.

Na pauta, assuntos como a retomada econômica e festividades natalinas; obras planejadas e já iniciadas do arcabouço turístico da cidade (rodoviária, calçadão da rodoviária até o CEO, brinquedoteca e academia ao ar livre na Praça da melada; urbanização do entorno do monumento de São Francisco, reforma da praça da Basílica, Jardim na passarela do Conjunto Habitacional Milton Monteiro, cinema na praça Nemésio Cordeiro - Praça do CSU e reforma do Mercado Público Cesar Campos - Mercado Velho).

Ainda foram pontuadas questões para serem levadas ao encontro com o Ministro do Turismo em São Benedito, que acontecerá em Novembro e a gestora da pasta irá representado a prefeita Rozário Ximenes.

Algumas dessas solicitações foram a duplicação da BR e a retomada do projeto do campo de aviação (aeroporto) de Canindé.

Outro ponto abordado foi a necessidade de atualização do plano diretor municipal para contemplar as necessidades de acesso e acessibilidade (conceitos diferentes) aos equipamentos turísticos de Canindé, sem ferir o meio ambiente.

Participaram virtualmente da reunião (que ainda ocorreu de forma híbrida por conta da PANDEMIA) os representantes do IFCE, da Administração municipal e da Infraestrutura.

#COMDETUR

#ConselhoMunicipal

#DesenvolvimentoEconômico

#Turismo

#PrefeituraMunicipaldeCanindé

#GovernoDiferente

#Turismo 08/10/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO Ações na festa: Secretária faz avaliação positiva

A Secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo fez avaliação muito positiva das ações executadas durante a Festa de São Francisco 2021.

Socorro Bastos compareceu a sala da assessoria de comunicação da prefeitura e reconheceu a dedicação das secretarias municipais. "O planejamento definido em reuniões deu certo - Graças ao apoio da Prefeita Rozário Ximenes, que desde quando assumiu garante essa parceria com o santuário/paróquia, conseguimos oferecer uma boa acolhida e assistência aos romeiros, mesmo este ano o vento sendo virtual", resumiu a gestora.

#Turismo 06/10/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO Canindé recebeu 1° motoromaria off-road de Quixeramobim

Nesse domingo (3), a cidade recebeu a Primeira moto romaria Off-Road, de Quixeramobim para Canindé.

Representaram a Prefeita Rozário Ximenes, Rômulo Laurenio, Gean Gomes e João Paulo Ribeiro, respectivamente, Presidente da Fundação de Cultura, Esporte e Patrimônio, Secretário de Segurança e Trânsito, Secretário da Agricultura.

A Câmara Municipal foi representada pela própria presidente, Karlinda Coelho.

#Turismo 09/07/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO Santuário e prefeitura participam de 1° reunião para festa de São Francisco

Aconteceu nessa quinta-feira, 8 de julho, a primeira reunião de planejamento para a Festa de São Francisco 2021, entre o Santuário e a Prefeitura.

O encontro foi presidido por Frei Gilmar Nascimento (novo reitor), com participação de Frei Francisco Rogério (vice-reitor), Frei Francisco Edson (Pároco) e Frei Antônio Rodrigues (vigário paroquial).

Participaram pela Prefeitura:

Ilomar Vasconcelos (vice-prefeito), que representou a Prefeita Rozário Ximenes, Diana Célia (Chefe de Gabinete), Socorro Bastos (Turismo), Islayne Ramos (saúde), Gean Gomes (segurança) e Fábio Soares (finanças).

Na oportunidade o Governo Municipal se colocou à disposição dos franciscanos.

A fraternidade reafirmou que a decisão de como será a Festa do Padroeiro da cidade será anunciada dia 2 de agosto.

#Turismo 26/02/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO Canindé: Turismo Rural Na Pauta O tema chegou a ser debatido em reunião do Projeto São José IV, que nesse ano está contemplando o fortalecimento das organizações para o mercado
#Turismo 30/11/2020 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO URBANO, INFRAESTRUTURA E SERVIÇOS Secretária de turismo faz previsão para conclusão das salas de cinema

A Secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Socorro Bastos, visitou na sexta-feira (27), a construção das duas salas de cinema de Canindé, que ficarão na praça Nemésio Cordeiro, e voltou satisfeita com o andamento do serviço.

A obra está na fase de concretagem; continuando nesse ritmo, talvez em 90 dias a prefeita Rozário e o Governador Camilo possam inaugurar o equipamento, prevê Socorro Bastos, após conversar com a engenharia e o mestre da obra.

#Turismo 29/07/2020 CHEFIA DE GABINETE Medalha Canindé 174 anos: Paroquia-Santuário de São Francisco das Chagas

A origem ao culto franciscano nos sertões do Ceará deve-se aos missionários franciscanos ainda durante o período colonial português.

Em Canindé é possível afirmar que a devoção a São Francisco se inicia com a construção da primeira capela entre os anos de 1775 e 1796.

Já no século XX, entre os anos de 1910 e 1915, os frades capuchinhos fizeram uma grande reforma na estrutura da capela, transformando-a em um belo conjunto arquitetônico que em 1925, foi elevada à dignidade de BASÍLICA MENOR.

Assim, a Basílica de São Francisco torna-se o principal símbolo da fé franciscana no sertão nordestino, transformado o Santuário de São Francisco das Chagas em uma das maiores referências turísticas do estado, que atrai anualmente mais de 2 milhões de visitantes.

O Santuário de São Francisco das Chagas já foi administrado por grandes vigários, e hoje tem como reitor Frei Jonaldo Adelino de Souza (ofm).

#Turismo 07/10/2019 CHEFIA DE GABINETE Prefeita Participa do arriamento da bandeira Esta cerimônia, conduzida por Frei Marconi, marca de vez a despedida da Festa de São Francisco 2019. Uma multidão compareceu em frente à Basílica, nesse dia 5.

A tradição manda que o público, na grande maioria, composto por canindeenses, toque nas bandeiras, em especial, na do Padroeiro da cidade, pedindo ou agradecendo por algo.

No caso da Prefeita Rozário Ximenes, ela agradeceu a festa muito bonita, em paz, calma, organizada e a Prefeitura poder contribuir, nessa parceria, com a Paróquia e o Santuário.
#Turismo 05/10/2019 CHEFIA DE GABINETE Prefeita participa da última procissão Felicidade e saudade, marcam último dia dos Festejos de São Francisco, nesse dia 04.

O primeiro sentimento, devido evento religioso ter sido em paz, tranquilo; em parceria, Prefeitura, Paróquia e Santuário.

O segundo, por saber que a festa do Padroeiro está se despedindo. A Prefeita Rozário Ximenes sempre presente durante os 10 dias, participou da procissão com São Francisquinho. A vereadora Shara Ximenes, acompanhou a gestora.
#Turismo 04/10/2019 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO Corredor Religioso é inaugurado Milhares de romeiros advindos dos mais variados estados brasileiros foram a Canindé para a festa do santo padroeiro do município.

Este ano, os romeiros foram surpreendidos com um circuito revitalizado e com mais mobilidade, fruto da conclusão da obra do Corredor Religioso, entregue à população ontem, durante a última novena da festa. A obra foi realizada pelo Governo do Ceará em parceria com a Prefeitura de Canindé.

Presente à novena, o governador Camilo Santana destacou que a obra é um compromisso que ele e a Prefeita Rozário Ximenes assumiram em 2017. O Governador foi homenageado com o Troféu Artesão da Paz, entregue por Frei Marconi e Frei Jonaldo.

João Jaime, Deputado estadual, participou do momento festivo.
#Turismo 03/10/2019 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO Prefeita recepciona tradicional romaria de Codó - Maranhão Na parte da manhã desse dia 03, a Prefeita Rozário Ximenes, recepcionou a tradicional romaria de Codó do Maranhão, organizada por Chiquinho do Codó. Este ano o comboio trouxe mais de mil romeiros em 21 ônibus.

A recepção foi em Caiçara. Em carro aberto, ao lado do Reitor do Santuário, Frei Marconi, percorreram mais de 10 km, até chegarem na escola Municipal, CAIC Alfredo de Magalhães, na sede do município. O vice-prefeito, Jesus Romeiro, a Secretária de Turismo, Socorro Bastos e outros secretários, fizeram parte da acolhida. O Prefeito de Codó, Francisco Nagib, veio com os peregrinos.
#Turismo 24/09/2019 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO Começa festa do padroeiro de Canindé Pelo terceiro ano seguido a prefeita Rozário Ximenes é convidada para capitanear a abertura da Festa de São Francisco de Canindé.

Na madrugada dessa terça-feira, 23, teve início os festejos do padroeiro do município.

Na presença de uma multidão a chefe do executivo hasteou o pavilhão do município confirmando e agradecendo a harmonia que o poder público e a igreja vivem na realização do importante evento de fé católica.
www.caninde.ce.gov.br
Emitido dia 27/04/2024 às 19:21:08