Governo Diferente: Democracia. Participação. Cidadania. Prefeitura Itinerante, a Gestão mais perto do cidadão!

Você fala, a gente faz!

Palavras que definem bem a “Prefeitura Itinerante” uma ação pioneira da Prefeitura de Canindé que começou no inicio do Governo da prefeita Rozário Ximenes pelo Distrito de Salitre, depois Transval e por último Ipú Monte Alegre. Sua 4ª edição será realizada na manhã deste sábado dia 1º de julho em Iguaçu  um Distrito do Município  de Canindé. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sua população no ano de 2010 era de 1.448 habitantes, sendo 731 homens e 717 mulheres, possuindo um total de 408 domicílios particulares. Foi criado pela Lei Municipal nº 1.215, de 28 de abril de 1992.

A ação tem por objetivo proporcionar aos moradores das localidades a oportunidade de opinar dando sugestões sobre o que acham importante ser feito no seu Distrito numa plenária de livre acesso, contando com a participação da prefeita, vice-prefeito e todo o secretariado, sobretudo ouvindo a opinião da população e seus anseios.

Realizada pela quarta vez no âmbito do poder executivo, a plenária “Prefeitura Itinerante” sempre recebe um grande público e conta com a participação dos vereadores e até autoridades em nível de Estado.

Para a prefeita Rozário Ximenes, é importante a realização do evento como uma forma de aproximar ainda mais a Gestão Municipal com o povo e classifica como uma grande oportunidade de conversar diretamente com as pessoas e saber das suas necessidades e o que realmente desejam que seja feito por sua gente. Segundo ela, num momento tão difícil vivido por todas as prefeituras do país, é preciso eleger prioridades, já que os recursos não são suficientes para fazer tudo e, daí a necessidade da população escolher o que é melhor para a sua comunidade.

O vice-prefeito Jesus Romeiro reforça as palavras da prefeita  e lembra que as reivindicações da população devem ser colocadas e pensadas visando à coletividade, no bem comum, onde todos se beneficiam.

O vereador Sérgio Barbosa representante do Distrito de Iguaçu destaca o quanto é importante uma plenária democrática com a participação do povo, lembrando que nem sempre a gestão Municipal consegue identificar aquilo que determinada área do Município realmente deseja e precisa, ressaltando que num encontro como esse, o povo tem a oportunidade de opinar  e ver sua fala sendo considerada importante.

Foto e texto de Antônio Carlos Alves