A Prefeitura Municipal de Canindé, por meio de suas secretarias, e em conjunto com a Paróquia e segmentos da sociedade civil organizada, começa a executar um plano de atividades especiais durante a festa de São Francisco das Chagas.

Segundo a prefeita Rozário Ximenes, a proposta é oferecer serviços essenciais e assistenciais aos milhares de romeiros que visitam a cidade na alta estação do turismo religioso, no período de 24 de setembro a quatro de outubro.

O plano inclui ações estratégicas em diversos eixos, como Segurança, Saúde, Assistência Social, Higienização, Orientação Turística, Pontos de Apoio e Logística.

Os trabalhos tiveram início com a locação temporária dos espaços urbanos destinados a instalação de vendas, estruturação dos estacionamentos, operação tapa-buraco no Corredor Religioso, reposição de luminárias, iluminação e barreira de segurança no entorno da Estátua, restauração de logradouros públicos, reforço no abastecimento de água, expansão da rota de recolhimento do lixo e disponibilidade de prédios escolares para abrigo de romeiros.

Na área da Segurança Pública, reforço no efetivo da Guarda Municipal, parceria com Polícia Militar, Ministério Público, apoio ao Corpo de Bombeiros, controle de tráfego nas procissões, vigilância dos espaços de estacionamento e pontos turísticos.

Os demais serviços incluem acolhida às romarias a pé, com apoio do GSU, orientação a pedintes e moradores de rua, atenção jurídica e psicológica, fiscalização do Conselho Tutelar, Juizado da Infância e Adolescência e Toque de Acolher. Além de guias turísticos, fiscalização e vigilância sanitária, higienização e meio ambiente.

Os Pontos de Apoio estarão distribuídos no Polo de Artes (primeiros socorros, oferta de água e café), Biblioteca Cruz Filho (apoio a autoridades e jornalistas), Praça Azul e Estátua de São Francisco, com instalação de tendas (turismo, cultura, assistência e segurança).

Além de atendimento 24 horas na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e Centro de Saúde Chico Campos, funcionarão postos temporários na Gruta N. S. de Lurdes e nos postos temporários nos abrigos São Francisco e Santo Antonio.

Informação: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal