11/04/2017
Reunião discute medidas para evitar fechamento do Hospital Regional São Francisco
Por: Administrador

Uma reunião com a Prefeita de Canindé Rozário Ximenes, o Diretor Executivo Consórcio Público de Saúde e Desenvolvimento Integrado dos Sertões de Canindé, Paulo Ítalo, a Diretora do Centro de Especialidades Odontológicas, CEO Amélia Queiroz, o vereador Chico Justa, técnicos da Secretaria de Saúde do Estado, direção executiva do Hospital Regional São Francisco, foi realizada na manhã de hoje em Canindé discutir medidas que evite fechar a Casa de Saúde do Município.

Durante entrevista ao programa Momento Atual, da Rádio São Francisco, no dia 05 de Abril, o presidente da Sociedade Hospitalar São Francisco, Frei Joãozinho Sanning, disse que a receita do Hospital é insuficiente para manter a unidade de saúde e que ao longo dos anos foram acumulando dívidas. Entre elas, uma dívida com a Receita Federal.

O Hospital Regional São Francisco é filantrópico. No caso das instituições filantrópicas, elas são sem fins lucrativos, mas são contratadas pelos gestores públicos para prestarem serviço ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo Frei Joãozinho, a ideia é tornar o hospital 100% SUS, mas para que isso seja possível é preciso que todas as contas do hospital estejam em dia.

A 23ª Vara da Justiça Federal do Ceará em Quixadá determinou o bloqueio das contas da Santa Casa e todos os recursos que entrarem nas contas serão confiscados pela Receita Federal. Frei Joãozinho pediu ajuda dos prefeitos da região como Canindé, Caridade, Itatira, Paramoti, Madalena e Boa Viagem e disse que a questão agora é política. “O Estado precisa assumir o Hospital, ou ele vai fechar”, disse.

“Agora é uma questão de tudo ou nada. Estou aguardando um posicionamento do setor jurídico para saber o que podemos fazer, ou então o Hospital morre, será executado pela Receita Federal”, lamentou o Presidente.

Diante da situação a prefeita Rozário Ximenes entregou documento ao governador Camilo Santana que autorizou o Secretário de Saúde Henrique Javi enviar uma equipe técnica para conhecer de perto a realidade do Hospital Regional São Francisco. O Deputado Estadual João Jaime já agendou para o dia 13 de abril uma reunião em Fortaleza com o Governador e a direção maior do Hospital para que uma solução seja encontrada.

Texto de Antônio Carlos Alves

Foto de Everton Félix

Cadastre seu email e receba nossos informativos.