Se o mosquito da dengue pode matar, ele não pode nascer. Com essa visão o Município de Canindé tem investido na campanha de prevenção e controle do Aedes aegypti, o inseto que tem apavorado a população brasileira, sendo o principal transmissor não apenas da dengue, mas também da chikungunya e da zika.

O clima de total apreensão não é à toa. É a primeira vez que se registra a presença e alastramento concomitantes de todas essas doenças no Brasil. Em Canindé, a Secretária de Saúde Islaine Ramos e a Prefeita Rozário Ximenes deram ordens para que os guardas de endemias dessem início a uma caçada implacável contra o mosquito três em um.

Os resultados positivos já começam a aparecer e os casos de proliferação do mosquito diminuíram consideravelmente.

O último Levantamento Rápido do Índice de Infestação – LIRA, realizado pela a Secretaria Municipal da Saúde, através do Núcleo de Endemias, no final do mês de outubro apontou uma nova queda na presença do Aedes Aegypti em Canindé.
No levantamento anterior realizado em agosto o índice era de 12,8% e agora caiu para de 8,1%, redução de mais de quatro pontos percentuais.
De acordo com o Coordenador do Núcleo, Gustavo Justa, o município ainda enfrenta situação de Alto Risco, mas o esforço,
 o compromisso e a dedicação irão reduzir mais ainda os indicadores. No cronograma de trabalho os agentes fecharão 2017 com uma média de 4 visitas por residência e a equipe da UBV vem incansavelmente sufocando os principais focos do vetor na fase alada.

“Se a população assumir essa parceria, venceremos a guerra contra o mosquito”, completou Justa.
O mosquito Aedes aegypti é transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, além de febre amarela.
é árdua, mas batalha após batalha iremos vencer.

Por bairro veja números do 4º LIRA:
Santa Clara 4,76%
Santa Luiza 2,78%