Com a finalidade de dar suporte à operação carro pipa nos Sertões de Canindé, o 2º Batalhão de Engenharia de Construção (2º BEC), sediado na cidade de Teresina no Piauí, perfurou 17 poços artesianos no Município de Canindé, uma região do semiárido. De acordo com o major Santos Silva, a atividade faz parte de uma Operação do Comando Militar do Nordeste (CMNE) em apoio ao Ministério da Integração Nacional. O objetivo é substituir os Pontos de Abastecimento atendidos pela Operação Pipa por poços artesianos.

Na primeira etapa foram atendidas as famílias residentes nas comunidades de Lagoinha na Vila Campos, Alto do Bonito e Vila do Salitre. Depois da perfuração e instalação por parte da corporação, a Prefeitura entra com a contrapartida, do fornecimento de energia elétrica e a análise do precioso líquido. Os poços irão ganhar aporte de dessalinizadores.

‘’. Para amenizar esta situação, desde o ano de 1998, o Exército Brasileiro, por meio das Organizações Militares do Comando Militar do Nordeste (CMNE), tem coordenado e fiscalizado a distribuição de água nos municípios afetados pela seca, em parceria com o Ministério da Integração Nacional. Essa ação é denominada Programa Emergencial de Distribuição de Água, conhecida como Operação Pipa. Com a perfuração e instalação dos novos poços, que ganhou o nome de ‘’Poços Semiárido’’ o 2º BEC irá beneficiar cerca 5.700 famílias atingidas pela estiagem, fazendo que não necessitem mais do abastecimento de água via carro-pipa’’, lembrou o oficial.
‘’Ao realizar está operação, o 2º BEC adestra suas equipes de perfuração e instalação e poços, além de qualificar novas equipes de trabalho, aumentando a sua capacidade técnico-operacional em missões dessa natureza’’, explica o major Santos Silva.

Quando a análise dos outros 10 reservatórios estiver pronta, o Exército Brasileiro retorna a Canindé para a entrega oficial dos benefícios na segunda etapa.

Desde de janeiro de 2017, que a Prefeita Rozário Ximenes tem se empenhado em melhorar o abastecimento humano de água potável na zona rural do Município, numa área que se estende em 3.218, 481km2. ‘’Nossa grande meta é diminuir a distância entre as famílias e o precioso líquido dando assim uma melhor qualidade de vida para quem mora em áreas do campo’’, frisou a Prefeita.

Outro grande benefício para reside em áreas rurais, foi a conquista de mais sete poços através do 7º Batalhão de Engenharia com sede no Rio Grande do Norte

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Canindé

Fotos de Joélio Sousa.